Assoleste marca presença na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Com a presença de cinco prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste), a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios se encerrou na manhã desta quinta-feira (24). Foram quatro dias de encontro com o tema Compromisso com o Brasil e que contou com a presença do presidente Michel Temer, entre outras autoridades, além de pré-candidatos a presidência da República.

A Marcha é considerada uma das maiores do mundo e é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com as entidades estaduais e microrregionais municipalistas.

Os prefeitos Cleudim Machado (PRB), de São Félix de Minas e também presidente da Assoleste; Aymoré Moreira (MDB), de Mendes Pimentel; Kinka Alves (MDB), de Divino das Laranjeiras; Dr. Marcos (MDB), de São José do Divino, acompanhado da primeira dama e secretéria Municipal de Assistência Social, Vanédia Toledo Bastos Silva; e Dego Reis (PSDB), de Itabirinha, acompanhado da Controladora Interna e também primeira dama do município, Dayane Cerqueira Caetano do Nascimento Reis, representaram a Assoleste nas discussões. Mais de 5 mil gestores municipais participaram do evento.

Durante a programação, foi reservado um espaço para tratar de temas locais vinculados ao Judiciário, como o abaixo-assinado dos royalties, que requer decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para distribuição igualitária dos recursos arrecadados com a exploração do petróleo. Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) também participaram da plenária O Legislativo municipal e o Controle Externo.

Com o discurso de que o maior compromisso do Governo Federal é com os municípios, o presidente Michel Temer marcou presençã no evento e ainda assinou o decreto que altera a legislação sobre a readequação da rede fíica do Sistema único de Saúde (SUS), oriunda de investimentos realizados pelos entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS). Segundo ele, isso vai permitir que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) possam atender como Unidades Básicas de Saúde (UBS), facilitando o atendimento da população e da gestão por parte dos municípios.

A CNM tenta, desde no ano passado, junto ao TCU, Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de SaA?de (Conasems), resolver o problema das UPAs que estavam prontas e sem utilização.

Preços dos combustíveis

O presidente da Assoleste, Cleudim Machado, disse que os últimos dias da Marcha foram bastante tensos devido a greve dos caminhoneiros que atinge todo o país. Rodovias estão paradas somente ônibus e carros de passeio podem passar. Combustíveis já estão em falta nos postos de todo país.

Segundo Cleudim, a situação é preocupante mas os prefeitos estão se empenhando junto a deputados federais e com o Governo para que a Petrobrás ceda e os preços voltem ao normal. A previsão é que os prefeitos retornem até sexta (25), já que o vôo desta quinta teria sido cancelado.