Dívida do governo estadual com os municípios é tema de Congresso em BH

A dívida do Estado com os municípios foi um dos assuntos mais discutidos no 35º Congresso Mineiro de Municípios, que se encerrou nesta quinta-feira (20). O evento, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), aconteceu no Mineirão e contou também com a participação de alguns prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do leste de Minas (Assoleste).

Estiveram representando a Assoleste, o presidente da entidade e também prefeito de São Félix de Minas, Cleudson Machado, o Cleudin; o prefeito de Itabirinha, Edmo Reis, o Dego Reis; o prefeito de Mendes Pimentel , Aymoré Moreira, o Moré Moreira; o contador, Adeildo Costa; e a secretária Executiva, Elidamarcia Lana da Silva.

O tema do Congresso foi “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos” e buscou enfatizar a importância da gestão municipal para o cidadão, apresentando as melhores ferramentas e caminhos a seguir na gestão de uma administração eficaz.

A crise financeira dos municípios foi o tema principal dos debates. A dívida total do Estado com os municípios mineiros chega a R$ 6 bilhões. Somente na área da saúde, ela chega a R$ 4 bilhões e atinge, principalmente, os fornecedores.

O Congresso também abriu espaço a pré-candidatos ao governo do Estado e também à Presidência da República apresentarem suas propostas. Estiveram presentes os pré-candidatos a presidente Álvaro Dias, Paulo Rabello, Ciro Gomes, Guilherme Afif, Geraldo Alckmin, Marina Silva, Henrique Meirelles, além da leitura das propostas enviadas pelo pré-candidato Lula. Os pré-candidatos ao cargo de governador ou governadora de Minas que estiveram presente no Congresso foram Dirlene Marques (PSOL), Romeu Zema (Novo), João Batista dos Mares Guia (Rede), senador Antônio Anastasia (PSDB), Antônio Andrade (MDB), Márcio Lacerda (PSB), Rodrigo Pacheco (DEM).

A participação da Assoleste no 35º Congresso Mineiro de Municípios mostra, mais uma vez, a importância da Associação no desenvolvimento dos municípios associados. A entidade fortalece cada uma das 13 cidades associadas, aumentando o protagonismo que seria difícil ser alçado individualmente. No Congresso, os prefeitos aproveitaram para fazer contatos com deputados e com entidades como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, afim de obter recursos e projetos de melhorias para seus municípios.

Veja a seguir galeria de fotos: