São Félix de Minas

 

sfm

Prefeito 2021-2024

Marcos Alexandre Gonçalves Sordine

Vice-Prefeito

Didi Gonçalves Couto

Vereadores 2021-2021

1° Paulinha da Farmacia
2° Hugo do Ze Anibal
3° Tibil
4° Miltim do Esporte
5° Daniel Morais
6° Junim Pegoretti
7° Ze Barbosa
8° Jumazim
9° Eliaquim

 

História

Antigo distrito de Mendes Pimentel, teve sua emancipação no ano de 1995 apoiada pela Lei 2.764 de 30 de dezembro de 1995.

Um curiosidade de fato é que, segundo o censo do IBGE de 2010, o município possui 3382 habitantes, no entanto quanto ao número de eleitores apresenta-se um tanto quanto elevado com 3284 cadastros regulares na base eleitoral do município. Isto leva a crer que mais de 90% da população é composta por pessoas com 16 anos ou mais e com pleno gozo eleitoral, do contrário haveria um grande número de eleitores de outros municípios integrando o seu eleitorado.

Localiza-se a 402 km de Belo Horizonte, próximo à nascente do rio São Mateus, a uma altitude de 550m.

Situa-se à latitude 18:35:26 e longitude 41:29:10.

O acesso, partindo de Belo Horizonte, é feito através da BR 381 – MG 417 – MUN passando por 402 km de rodovia pavimentada.

A principal atividade econômica é a agropecuária.

Os principais recursos minerais são a malacaxeta (mica), louça (feldspato) e turmalinas.

Como ponto turístico o município possui a Matriz de São Félix de Minas, localizada na Praça da Bíblia, centro, sendo esta, uma das primeiras obras construída na fundação da cidade destacando-se dessa forma, como principal prédio histórico da cidade. Possui também algumas paisagens naturais como atrativos turísticos, tais como Pedra Montenegro e Pedra do Cruzeiro, que representam o município em tal setor e que são bem conhecidas pela população local. Outros atrativos importantes são, também, as festas religiosas, em especial, as festas juninas, cavalgadas, rodeios, reveillon e carnaval, que movimentam e contribuem para o fomento da economia local. A promoção desses eventos nos últimos 11 (onze) anos projetaram, consideravelmente, o município de São Félix de Minas no cenário turístico regional, haja vista que, o número de participantes nos principais eventos da cidade aumenta a cada ano. Destacamos ainda, a Construção do Centro de Eventos de São Félix de Minas representando grande avanço na infra-estrutura turística da cidade. É grande a representatividade econômica no Comércio e Setor de Serviços local quando da promoção de eventos, principalmente dos tradicionais já citados. A manutenção cultural do Município também é um grande benefício proporcionado pelo turismo neste lugar.

A cidade também se destaca por ter uma das melhores cachaças de Minas Gerais.

Dados Geográficos:

Municípios limítrofes: São José do Divino, Nova Módica, Divino das Laranjeiras, Mendes Pimentel e Governador Valadares
Distância até a capital: 393 km

Características geográficas
Área 165,744 km²
População 3 382 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 20,4 hab./km²
Altitude 550 m
Clima tropical de altitude Cwa
Fuso horário UTC−3