Abertura do 3º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos conta com presença de gestores das cidades mineiras em fase de grande expansão do setor

A abertura do 3º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuito Turísticos foi realizada na noite de ontem (20/06), na Sala Minas Gerais, uma oportunidade para reunir gestores de diversas cidades de Minas Gerais em um momento em que nosso Estado registrou alta de 132,7% de movimentação econômica no mês de abril e consta como o segundo colocado entre as 12 unidades de federação, conforme pesquisa do IBGE. Para estimular ainda mais a produção cultural em Minas Gerais assinado, durante o evento, o edital Mineiridade. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e terá muitas atividades hoje e amanhã em diferentes espaços culturais de Belo Horizonte. O objetivo do evento é ampliar o acesso às políticas públicas em Minas.

O Edital “Mineiridade” é voltado para pessoas físicas, no valor de R$5 milhões e vai contemplar até 200 propostas, visando à promoção, valorização e/ou fortalecimento da identidade, da imagem, da história, da tradição e/ou das expressões das diversas manifestações culturais da cultura popular, tradicional, urbana, afro-mineira, indígena e/ou plural, a projetos inscritos nas áreas de artes cênicas, audiovisual, artes visuais, música, literatura, preservação e valorização do patrimônio imaterial e áreas culturais integradas.

Um dos destaques da noite foi a Palestra Magna: “Inovação e Sustentabilidade para patrimônios”, com o professor Lorenzo Cantoni. A programação diversificada e gratuita reúne ações que propõem maior transversalidade entre cultura e turismo, bem como uma maior aproximação entre Estado e municípios. A exemplo das outras duas edições, realizadas em dezembro de 2021 e março de 2022, o Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos propõe uma série de atividades baseadas nas diretrizes da Secult para as políticas públicas turísticas e culturais.

“Que desse encontro possam sair outras ótimas ideias para o crescimento do Turismo que é fundamental para a economia mineira”, destacou o governador Romeu Zema em vídeo de abertura enviado para o evento.

Hoje (21/6), a partir das 9h, o Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é palco de uma série de reflexões sobre a gestão nos setores da Cultura e do Turismo. Na programação, os participantes poderão conferir as palestras “Cultura como fator de desenvolvimento – Os mecanismos de Fomento e incentivo à Cultura”, com a superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secult, Janaína Silva; e “Sistema Municipal de Cultura”, com o diretor de Economia Criativa, José Oliveira Júnior.

O auditório da CDL recebe, ainda, as palestras “Como medir o sucesso de sua estratégia de marketing digital”, com Tássia Corina; e Captação de Recursos para execução de projetos culturais, que será conduzida pelo subsecretário de Cultura, Igor Arci. Além dessa programação, o Espaço Lounge da CDL receberá representantes dos Conselhos Estaduais de Cultura e Turismo para atendimento a gestores, produtores e demais profissionais dos dois setores em Minas Gerais.

“Estamos em um revivamento da nossa cultura, que passou por momentos difíceis durante a pandemia, por isso, quero agradecer a presença de todos que estão aqui e, tenho certeza, serão três dias muito produtivos de onde sairão bons projetos para nossos municípios”, confirmou o presidente da rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Sergio de Paula Silva

O secretário Leônidas Oliveira também destacou a participação dos envolvidos nesse encontro. “Tivemos mais de 2.600 inscritos. Isso mostra o compromisso de vocês com o crescimento dos municípios, mas sobretudo com o crescimento pessoal de quem quer aprender e fazer melhor. Muito obrigado pela presença de todos”, comemorou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

O secretário também aproveitou para destacar alguns números positivos da cultura e turismo no Estado. “Desejar que seja uma semana de cultura da paz, de aprendizado e de muita felicidade porque vocês fizeram com que Minas Gerais tenha hoje o maior número de municípios no mapa do turismo brasileiro. Isso mostra a qualidade com que a gestão do turismo tem sido feito por vocês dos municípios. Dados do IBGE, mostram que nós estamos crescendo em toda a região Sul, Centro-Oeste e Sudeste,incluindo Rio de Janeiro e São Paulo,  Minas cresce na frente com desenvolvimento e geração e renda no turismo. Nós só perdemos para o Ceará”, destacou.

Hoje também outros espaços que compõem o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, receberão programação do Encontro de Gestores. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), a partir das 9h, será apresentado ao público o Edital Minas para Minas: Minas para o Mundo, iniciativa para potencializar o Destino Minas Gerais no cenário internacional do turismo. Os participantes também poderão conferir a palestra “Monitoramento de dados para estruturação do turismo local”, com Milena Soares (Fecomércio) e Adilson (Observatório de Extrema) e “A importância da roteirização turística para seu destino”, com Nathália Heringer (SEBRAE) e IGR Circuito das Grutas.

E, ainda no CCBB-BH, a Cozinha Mineira será tema de diversos encontros entre gestores e convidados. A partir das 15h40, será ministrada a palestra “Cozinha Mineira: cultura e turismo na mesa e na prateleira. A programação contará, também, com outras ideias a respeito do jeito mineiro de cozinhar, como Roteiros da Cozinha Mineira, Cozinha Mineira Contemporânea e Patrimonialização da Cozinha Mineira e Selo Cozinha Mineira. As atividades serão conduzidas por profissionais convidados da Secult, da Frente da Gastronomia Mineira e do Instituto Periférico.

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais também recebe a programação do Encontro de Gestores. No espaço administrado pela Secult, serão realizadas ações pensadas para a proteção patrimonial de instituições culturais, ações de capacitação para elaboração de projetos, além de lançamento do programa Minas Plural e apresentação de ações de acessibilidade em espaços voltados à arte e à cultura.

O último dia do Encontro de Gestores, quarta-feira (22/6), vai abordar diferentes iniciativas ligadas à gestão cultural e turística no estado. Uma das primeiras atividades é a palestra “Redes sociais: como tirar fotos profissionais usando seu celular”, com Wander Faria, que acontece na CDL, a partir das 9h. No CCBB-BH, será realizada a Reunião da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo.

E a Biblioteca Estadual será palco do “Encontro com os Sistemas – Bibliotecas, Museus e Arquivos”, com participação do Diretor do Arquivo Público Mineiro, Bruno Balista, do diretor da Biblioteca, Lucas Amorim, e da coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Pollyanna Machado. A mediação é da superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secult, Luciane Andrade.

O último dia do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos será marcado, também, pela apresentação do Centro de Patrimônio Cultural Cemig e Pinacoteca Cemig Minas Gerais. Os espaços serão lançados a partir das 14h30, na Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que integra o Circuito Liberdade. Ambas as instituições vão ampliar o acesso à cultura e fomentar o turismo na cidade.

Programação Complementar
Diferentes ações fazem parte da programação complementar do Encontro de Gestores. As atividades, que serão realizadas na quarta-feira (22/6), contemplam visitas guiadas aos equipamentos do Circuito Liberdade, visitas técnicas ao acervo do Arquivo Público Mineiro e do setor de Obras Raras da Biblioteca Estadual, além de um roteiro cultural pelas exposições do CCBB e do P7 Criativo.

A programação completa do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos pode ser acessada AQUI.

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo