Agentes de saúde de Mantena participam de capacitação em tuberculose e hanseníase

Para fortalecer as estratégias para o diagnóstico precoce e controle da hanseníase e tuberculose no município, a Prefeitura de Mantena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Assoleste, capacitação para 40 agentes comunitários de saúde.

O treinamento teve como foco as notificações e orientações que os agentes devem repassar aos moradores das comunidades onde atuam. Para isso, foram abordados os temas descrição das doenças, modo de transmissão, tratamento e prevenção.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora de Epidemiologia Dalete Thailane Araújo e pela enfermeira Patrícia Correia Santos, coordenadora da Educação Continuada.

Esse é o quinto módulo de capacitação voltada para os agentes comunitários que a Secretaria de Saúde promove desde o início do ano.

Doenças

A tuberculose e a hanseníase têm cura e o tratamento pode ser feito no próprio município, por meio do SUS. Uma vez diagnosticada a doença, o paciente é submetido a exames, tratamento e acompanhamento médico.

A tuberculose é transmitida pela tosse, fala e espirro da pessoa contaminada, e é causada por um micróbio chamado Bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões.

Também conhecida como lepra, a hanseníase é uma doença contagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae.  Acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, causando a perda da sensibilidade dolorosa e térmica através do surgimento de manchas de cores variadas.