AMM e Sebrae abrem inscrições gratuitas para novas turmas dos cursos “Os primeiros 100 dias de mandato” e “Compras públicas municipais”

Estão abertas novas inscrições gratuitas para a próxima turma dos cursos virtuais sobre “Compras Públicas Municipais” e “Os primeiros 100 dias de mandato”, disponibilizados pelo projeto desenvolvido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e Sebrae, denominado Desenvolve Minas Gerais. Os cursos acontecem, simultaneamente, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro.  A grande procura pelas qualificações vem mostrando o sucesso da iniciativa das duas entidades, que focam em oferecer suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local.

Compras Públicas Municipais

O curso, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, é voltado para o desenvolvimento econômico e a qualificação da administração pública municipal. O conteúdo visa proporcionar conhecimentos técnicos para a implementação dos procedimentos de estímulo aos pequenos negócios nas compras públicas municipais, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI) e Agricultores Familiares, conforme previsto na Lei Complementar 123/06 e demais legislações aplicáveis.

Faça a sua inscrição aqui.

Os 100 Primeiros Dias de Mandato

Já o curso sobre os primeiros 100 dias de mandato traz temas especialmente voltados para prefeitos e prefeitas que assumiram as prefeituras em janeiro e enfrentam agora os desafios que a administração pública municipal impõe, junto com toda a sua equipe administrativa. A capacitação também será nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro.

O conteúdo da capacitação passará pela transição de governo; primeiras medidas a serem tomadas; implantação do Sistema Permanente de Planejamento e Gestão; instrumentos de Planejamento e Gestão (PPA, LDO, LOA); Lei da Transparência e acesso às informações públicas; adequação do orçamento ao Plano de Governo e estabelecimento de metas prioritárias e indicadores de gestão; reorganização da estrutura administrativa; os 10 passos para a Boa Governança e um diálogo sobre a parceria SEBRAE, AMM e Municípios.

Faça a sua inscrição aqui.

Desenvolve Minas Gerais

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte do convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado.

O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, destaca que os gestores que assumirão em 2021 terão muitos desafios pela frente e precisam de muito apoio e conhecimento para conseguirem administrar suas prefeituras. “Por isso há a responsabilidade institucional da AMM em aprimorar dois pontos essenciais: a capacitação da gestão pública, porque não adianta conseguir mais recursos, melhorar a relação federativa, se não melhorarmos de dentro pra fora; e fomentar o desenvolvimento local, despertando a vocação para o empreendedorismo”.

Ele ressalta ainda que a parceria com o Sebrae no projeto Desenvolve Minas Gerais pode ajudar muito todos os gestores e agentes públicos. “ Juntamente com o Sebrae e o apoio de diversos parceiros, queremos capacitar os gestores em favor do desenvolvimento econômico local em busca de ações e soluções para otimizar o comércio e a pequena indústria, fazendo o dinheiro circular nos municípios”.

Acompanhe o Portal AMM e as redes sociais da entidade para ficar por dentro da agenda do Desenvolve Minas Gerais.