Foram publicadas nesta semana três notas com informações sobre os critérios de distribuição de EPI, orientação sobre o uso de máscaras caseiras e orientações ao atendimento aos povos e comunidades tradicionais.
Nota Informativa – Critérios de distribuição de EPI
Diante da pandemia do Coronavírus em Minas Gerais, observa-se importante aumento da demanda de Equipamento de Proteção Individual (EPI) em todo o Estado pelos serviços de saúde e segurança pública, tendo em vista os parâmetros preconizados pela NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 e pelo Protocolo Estadual Infecção Humana pelo SARS-COV-2 (Doença pelo Coronavírus COVID-19).
Tendo em vista a escassez de recurso, foram definidos critérios técnicos para a distribuição dos EPIs, os quais foram classificados em cinco grupos de prioridades. Confira a nota completa com as orientações AQUI.
Povos e Comunidades Tradicionais
Já a Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 22/2020 traz orientações dos serviços de saúde de Minas Gerais para o atendimento aos Povos e Comunidades Tradicionais frente à pandemia do Covid-19. A pandemia por COVID-19 é uma situação emergente e em rápida evolução, o Centro de Operações de Emergência em Saúde e o Centro Mineiro de Controle de Doenças e Pesquisa de Vigilância em Saúde (CMC) continuarão fornecendo informações atualizadas à medida que estiverem disponíveis, porém, as orientações podem mudar de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde, Órgãos Internacionais e avanços científicos. Confira a nota completa com as orientações AQUI.
Nota Informativa – uso de máscaras caseiras/artesanais
O uso de máscaras pela população tem sido adotado em diversos países como estratégia para a redução dos casos de Covid-19, considerando a existência de transmissão viral por pessoas assintomáticas. Pesquisas mostram que as máscaras caseiras/artesanais potencialmente contribuem para evitar a transmissão de doenças respiratórias pela retenção de partículas produzidas pelo sistema respiratório, então, constituem-se em barreiras à liberação de gotículas maiores da orofaringe, tornando-se um importante aliado no enfrentamento à disseminação da doença. Confira a nota completa com as orientações AQUI.
Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433. Foto: Pixabay.