Em vídeo, secretária Julia Sant’Anna convida alunos da rede estadual a realizarem a Avaliação Diagnóstica

“É importante que você conclua neste momento, porque na terça-feira, dia 13, você terá à disposição um Plano de Estudos Individual, que poderá revisar o conteúdo que teve alguma dificuldade na execução da sua atividade. E, fazendo essa Avaliação Diagnóstica, você ajuda toda a sua turma, porque professores, diretores e toda a equipe técnica terá condições de, analisando essas informações, fazer um ótimo planejamento das aulas no dia a dia de cada turma da escola”, disse a secretária.

Para os alunos que não têm acesso à internet, as escolas disponibilizarão a Avaliação Diagnóstica impressa. Da mesma forma como já é feito com a entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) impressos, os alunos já identificados pelas unidades de ensino receberão o teste em casa.

Até o momento, quase 290 mil já iniciaram a resolução via aplicativo Conexão Escola, o que representa cerca de 65% do total de alunos. Outros cerca de 190 mil estudantes, aproximadamente 43% do total, já concluíram a realização da prova.

Próximos passos

Até nesta sexta-feira (09/10), a prova, que não vale nota, está sendo aplicada aos estudantes do Ensino Médio, Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) e EMTI Profissional. Em 13 de outubro, professores e alunos terão acesso aos resultados e as estratégias que podem ser desenvolvidas.

Para facilitar as ações, o desempenho de cada estudante e das turmas poderão ser acessados pelos professores ao final de cada etapa, diretamente no aplicativo Conexão Escola, com a indicação de quais habilidades merecem ser mais trabalhadas e receber ainda mais atenção. Os diretores também poderão acompanhar os resultados da escola, como um todo e por ano de escolaridade, na plataforma SIMAVE.

Também a partir dos resultados, cada estudante receberá Planos Individuais de Estudo, diretamente no aplicativo, indicando no conteúdo do Plano de Estudo Tutorado (PET) os materiais de revisão e aprofundamento e, ainda, quais as teleaulas do Se Liga na Educação tratam do conteúdo que ele não acertou.

Cronograma

Para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) o prazo vai de 19 ao dia 23 de outubro. Já para quem está nos anos iniciais do ensino fundamental (2º ao 5º ano) a data é de 26 a 30 de outubro. Os prazos foram estendidos para dar mais comodidade e permitir que todos façam a avaliação com calma.