Embora o Vale do Rio Doce tenha sido o quarto território com maior participação nas etapas dos Fóruns Regionais realizados pelo governo de estado, em 2015, a maioria das propostas ainda não saiu do papel.
Dos 486 problemas e necessidades levantados pelo Estado na região, duas reinvindicações dizem respeito à região de Mantena: a elevação da 159ª Cia PM para Cia Especial e a implantação de uma delegacia regional em Mantena.
Para discutir essas questões, a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) reuniu empresários e entidades de classe, na última sexta-feira (12), com o objetivo de traçar estratégias para garantir que as demandas aprovadas sejam prioritárias para o governo de Minas.
Sudene
A reunião também tratou sobre a campanha que está sendo promovida pela Assoleste em apoio ao projeto de lei complementar que prevê a inclusão de 80 municípios do Vale do Rio Doce na área de abrangência da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
A secretária executiva da entidade, Elidamárcia Lana da Silva, fez uma breve explicação sobre a importância da Sudene na região, e pediu o envolvimento e parceria dos empresários para fortalecer a campanha no Leste de Minas.
Fiemg
Outro tema abordado foi a parceria da Assoleste com a Fiemg Regional Rio Doce, que tem proporcionado à comunidade local participar de cursos e oficinas de qualificação sem nenhum custo. A partir do dia 15, a Escola Móvel estará mais uma vez atendendo à população de Mantena, preparando os moradores para o mercado de trabalho.
Além de empresários, participaram da reunião o secretário Municipal de Indústria e Comércio de Mantena, Mauro Pereira, e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep), Nilton Fialho.