Equipe do projeto InovaJuntos realiza diagnóstico vocacional participativo de Tarumã (SP)

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio do InovaJuntos, tem realizado os diagnósticos vocacionais participativos dos Municípios e consórcios públicos intermunicipais selecionados no projeto. A ação tem como objetivo mapear as principais potencialidades e os desafios dos Entes locais a partir de uma visão abrangente dos munícipes. Recentemente, a cidade paulista de Tarumã recebeu a visita da equipe da Confederação para mais uma etapa do projeto.

A dinâmica do diagnóstico foi realizada com diferentes setores, sendo o público, a sociedade civil organizada, bem como os setores produtivo e de ensino. Colaboradoras da Confederação entrevistaram representantes de Tarumã para a coleta de informações como forma de identificar as vocações do Município. A primeira entrevista ocorreu com o prefeito da cidade, Oscar Gozzi, e secretários municipais. Na ocasião, a equipe da CNM também conheceu os desafios apontados por cada participante.

Já com o público da Organização da Sociedade Civil (OSC), a equipe do projeto teve acesso aos detalhes de como ocorre a gestão dos equipamentos públicos e suas estruturas. De forma unânime, os anfitriões destacaram como ponto positivo as políticas públicas desenvolvidas em âmbito local. Parte dos resultados das iniciativas implementadas na cidade está relacionada à emancipação do Município há pouco mais de 30 anos.

Outros setores
Com o setor de ensino, os diretores de escolas e universidades apresentaram as ações e boas práticas municipais na área de educação. Além disso, a equipe da Confederação teve a oportunidade de visitar uma escola municipal de ensino fundamental e conhecer o espaço e as atividades oferecidas para as crianças, que incluem teatro, dança, atividades físicas e até dinâmicas voltadas ao ensino de construção de Cidades Inteligentes.

Já o setor privado foi representado por empresários do Município, ocasião em que pontuaram suas respectivas atividades econômicas e experiências. A equipe também visitou uma das maiores empresas agrícolas da região, com foco na produção de álcool e açúcar. Ainda foi apresentado pelo setor produtivo uma empresa que presta serviços dedicados ao ramo da pesca esportiva e lazer e que traz visibilidade ao Município além de ampliar a economia local.

Boas práticas
Outros pontos de destaque nas visitas foram as boas práticas do Município. A equipe da CNM conheceu a Central de Videomonitoramento, o Centro de Processamento de Dados, o Complexo de Saúde, o Ganha Tempo (prestador de serviços públicos), as salas onde são realizadas as consultas por meio da telemedicina, bem como o Centro de Robótica e Inovação Municipal. Todos esses espaços e ações são considerados inovadores e impactam positivamente na vida dos munícipes de Tarumã.

A semana foi finalizada com a oficina de validação do diagnóstico vocacional, momento em que todos os entrevistados puderam contribuir com suas perspectivas em relação ao diagnóstico prévio do Município.

 

Fonte: Agência CNM de Notícias