Mantena contribui na estrutura de Respiradores e UTI’s no Leste de Minas

A Superintendência regional de Saúde juntamente do prefeito de Governador Valadares, André Merlo, em meio ao crescimento da curva da Covid 19 em todo o Leste de Minas considerando solicitou através do Prefeito de Mantena, João Rufino, empréstimo de respiradores do Município.
A prefeitura de Mantena atendendo ao pedido, enviou 02 respirados para o Hospital Municipal em Valadares. A secretaria de saúde de Mantena informou que pelo plano de contingência estadual a referência de leitos de UTI para os municípios da microrregião de Mantena é Governador Valadares o que justifica a parceria em momento de crise. É importante salientar que quando o paciente Covid testa positivo o seu quadro evolui muito rápido e decisões devem seguir o mesmo ritmo com intuito de salvar vidas.
A cidade tem hoje dois hospitais: hospital São Vicente de Paula habilitado como “hospital referência da Covid” e o hospital Evangélico como referência de paciente não Covid.
Pelo plano de contingência do estado de Minas Gerais, o município de Mantena somente consegue habilitar leitos de UTI num último cenário possível, quando esgotar a capacidade de implantação de leitos de UTI em Governador Valadares.
Recentemente a Secretaria de Saúde de Mantena adquiriu quatro novos respiradores para os dois hospitais da cidade. Em cada hospital do município tinha mais respiradores que foram consertados. Sendo assim o município continua com os 02 leitos semi-intensivos em cada hospital para estabilizar os pacientes, tendo em sua estrutura quatro respiradores, além de contar com uma ambulância equipada com respirador para transporte. Tal estrutura assegura que se o paciente precisar ser entubado, terá os equipamentos disponíveis para uso.
As ações em torno da saúde da microrregião, principalmente em casos de pandemia, passam pela Gerência Regional de Saúde, Secretaria de Saúde de Mantena e também pelo coletivo de Secretários Municipais em encontros periódicos na própria região com o apoio da Associação de Municípios do Leste de Minas- Assoleste. Esse coletivo trabalha de forma articulada dialogando suas decisões em virtude da linha de corte da Regional de Saúde e observando as cidades do Espírito Santo que diretamente trás a possibilidade de transmissão do vírus pela proximidade geográfica sendo cidades limítrofes , como por exemplo Barra de São Francisco que esta a 10km de Mantena, Centro a Centro.
Novas medidas de barreiras sanitárias e decretos estão sendo planejados em todos os Municípios para diminuição do pico da curva.