Minas Gerais presente no VI Encuentro Iberoamericano de Cascais

 Minas Gerais foi o único estado brasileiro representado no VI Encuentro Iberoamericano de Cascais, em Portugal. O evento contou a participação da representante para Cultura e Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a jornalista Izabela Drumond. O encontro foi realizado no Centro Cultural de Cascais e foi organizado pelo Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL).

A cidade, que fica a cerca de 30 minutos de Lisboa, recebeu a delegação do Chile além de demais convidados representantes da Argentina e do próprio governo português. Do Brasil, a representante de Minas Gerais era a única presente.

O objetivo do encontro, é fomentar a diplomacia econômica entre os países. Além da presença do Ministro de Assuntos Exteriores do Chile, Andrés Allamand e comitiva, estavam presentes Rodrigo Yañez, subsecretário de Relações Econômicas Internacionais do Chile e Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado para a Internacionalização de Portugal. O ministro da Embaixada da Argentina Martin Soto representou o a República da Argentina. Empresários dos setores de energia renovável, seguradoras e mercado imobiliário também estavam no evento.

Na pauta do encontro na parte da tarde foi destacada a importância de uma política econômica aberta para a integração internacional tanto do ponto de vista da exportação e importação de produtos entre os países, bem como, principalmente do ponto de vista de Portugal.

Na abertura do almoço receptivo o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, fez menção ao orgulho que o município tem por ser reconhecido como um local acolhedor de diferentes cidadãos dos países da América Latina. “Considero a comunidade latino americana uma grande superpotência mundial. (…) Temos o maior interesse em aprender uns com os outros”, se referiu o presidente da Câmara ao agradecer a presença do Ministro de Assuntos Exteriores do Chile.

A representante de Minas Gerais, a jornalista Izabela Drumond, foi honrosamente apresentada sob esse título e foi surpreendida ao perceber que a comitiva do Chile, bem como os demais convidados tiveram um briefing de Minas Gerais. Estado que o presidente do IPDAL, Paulo Neves, conhece inclusive por já ter feito o trajeto de algumas cidades da Estrada Real.

No encontro, António Martins de Cruz, anterior Ministro de Relações Exteriores de Portugal afirmou que a “exportação é sempre um problema diplomático” e elogiou iniciativas como o IPDAL.

Fonte: Secretaria do estado de Cultura e Turismo