Minas tem segundo melhor desempenho do país e registra mais de 29 mil novas vagas em setembro

Minas Gerais manteve o ritmo de geração de emprego em setembro, abrindo 29.029 novos postos de trabalho. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, o Estado teve um saldo positivo na criação de emprego decorrentes de 186.711 admissões e 157.682 demissões.

Esse resultado fez com que o Estado permanecesse em segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo que gerou 84.887 novos postos.

No acumulado do ano, Minas gerou novos 286.526 empregos. Já o saldo de setembro foi inferior ao do mês de agosto, quando foram efetuadas 42.916 contratações no Estado. Em relação ao mesmo período do ano passado, o saldo foi menor do que o registrado em setembro de 2020 quando foram abertos 35.878 postos.

Os setores de atividade econômica que mais contribuíram para a geração dos novos postos em setembro foram o de serviços (16.463), da indústria (6.719) e do comércio (5.924). Já o setor de agropecuária apresentou saldo negativo registrando 2.361 demissões no período.

Segundo a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidade de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Amanda Siqueira Carvalho, os números registrados pelo Caged mostram a tendência de expansão do mercado de trabalho formal de Minas Gerais. “A ampliação da vacinação permitiu a diminuição das incertezas permitindo o retorno gradual das atividades de produção e de consumo, o que promoveu a recuperação econômica em diversos setores, principalmente o de serviços e o da indústria”.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social