Na última sexta-feira (5), prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) se encontraram em Governador Valadares para conhecer as instalações de uma empresa que oferece serviços de saúde, com atendimento voltado para as classes C e D.
Após a visita, os prefeitos participaram de um jantar, onde aproveitaram para tratar de alguns assuntos internos da Assoleste, como a reunião, em Belo Horizonte, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, com a finalidade de expandir a integração entre as duas entidades.
Inclusão na Sudene
Outra questão abordada foi a participação dos prefeitos da Assoleste no 34º Congresso Mineiro de Municípios, que acontece de 9 a 11 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte.
Segundo a secretária executiva da entidade, Elidamárcia Lana da Silva, a associação vai aproveitar o encontro para fortalecer sua campanha de apoio ao projeto de lei complementar que inclui mais 80 municípios, todos da região do Vale do Rio Doce, na área de abrangência da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O projeto está tramitando na Câmara dos Deputados, em Brasília. Sua aprovação significa que os municípios do Vale do Rio Doce terão apoio para se desenvolver e buscar mais qualidade de vida, podendo contar com agências do Banco do Nordeste e financiamento de projetos que gerem emprego e renda.
“Nossos municípios receberão mais incentivos e as empresas se tornarão mais competitivas, gerando um desenvolvimento nunca experimentado antes em nossa região”, afirmou Elidamárcia Lana.
Costura em Mendes Pimentel
Outra boa notícia veio da presidente da Fiemg Regional Rio Doce, Rozâni Azevedo, que também participou do encontro. Ela informou que três empresas do setor de confecção de Governador Valadares vão firmar parceria com a cooperativa de costureiras do município de Mendes Pimentel.
Os serviços da cooperativa serão contratados pelo método de facção, ou seja, as empresas parceiras vão fornecer as peças já cortadas para que as profissionais executem o serviço de montagem das roupas.
O presidente da Assoleste e prefeito de Itabirinha, Dêgo Reis, agradeceu a iniciativa da Regional Rio Doce de gerar trabalho e renda na região. “Essa parceria é mais um resultado das ações conjuntas da Assoleste e Fiemg, com investimentos na qualificação de milhares de pessoas, sempre pensando no crescimento das cidades e na melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”, destacou Reis.