Prefeitos da Assoleste visitam estande da Fiemg, na Expoagro, para conhecer projeto de usina de laticínio

Prefeitos e servidores de prefeituras da Assoleste visitaram o estande da Fiemg, na Expoagro

Prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) estiveram, na noite desta quarta-feira (12), no Parque de Exposições de Governador Valadares para conhecer de perto o modelo de miniusina de beneficiamento de leite que está exposto no estande da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Rio Doce.

A implantação de miniusinas de leite nos municípios filiados à Assoleste é uma proposta da entidade que vem sendo trabalhada desde o final do ano passado. “A miniusina apresentada pela Fiemg é uma alternativa mais econômica para as prefeituras, que poderão, provavelmente, viabilizar o projeto com recursos próprios”, explicou a secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana.

Projeto

O projeto em exposição no estande da Fiemg, denominado Via Láctea Miniusina, é do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A representante do Instituto, Luiza Albuquerque, disse que esse modelo de usina pode ser desenvolvido em uma área de apenas 24 metros quadrados. “Esse espaço é suficiente para produzir uma grande variedade de derivados do leite, além de agregar valor ao produto, trazendo o homem da cidade de volta para o campo, que é o sonho da agricultura familiar”.

A presidente da Fiemg/Regional Rio Doce, Rozâne Azevedo, destacou que a miniusina é uma atividade autossustentável em várias cidades de Minas, com um custo relativamente baixo. Ela também reforçou o apoio da federação na implantação de usinas de laticínios nos municípios da Assoleste: “a Fiemg faz questão de estar presente nessa parceria com a Assoleste e o Instituto Cândido Tostes”.

Os prefeitos puderam acompanhar o passo a passo do beneficiamento de leite, desde a recepção, passando pelo processo de pasteurização, fabricação de queijo frescal, muçarela, iogurte, bebida láctea até a realização de análises laboratoriais para o controle da qualidade dos produtos.

Para o prefeito de Mendes Pimentel, Moré Moreira, o modelo de miniusina da Epamig representa uma inovação para a família do agricultor que ainda não deixou o campo. “Com a crise que estamos vivendo e as dificuldades que os municípios pequenos têm para gerar renda,  o que estamos vendo aqui é uma oportunidade para modificar a vida do pequeno agricultor, coma possibilidade de geração de trabalho e renda”.

Também estiveram no estande da Fiemg, para conhecer a Via Láctea Miniusina, o prefeito de Tumiritinga, José Paulo; a secretária Municipal de Meio Ambiente de Mendes Pimentel, Liliane Ludovino; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Tumiritinga, Armando Miranda; o engenheiro de Tumiritinga, Hélio Moreira; e o vereador Natan de Oliveira, também de Tumiritinga.