Prefeitos e Prefeitas da Assoleste juntamente com a Secretária Executiva se reúnem no Ministério da Cultura.

A Secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana, fez uma agenda propositiva junto ao ministério da cultura aproveitando a presença dos Prefeitos e Prefeitas da Assoleste na cidade de Brasília no último dia 25/05/23 (quinta-feira).
O motivo do encontro se deu em virtude dos desdobramentos da reunião realizada na cidade de Governador Valadares com os gestores de cultura de 31 cidades. A reunião foi realizada na sede da Inter TV.
Na reunião a Assoleste conseguiu agendamento com a equipe técnica do ministério sendo Chaiú, Mariana Lacerda, Pauliane, Mariane Resende e Priscila Abreu. O objetivo da Assoleste foi o entendimento e a compreensão da lei Paulo Gustavo e seus trâmites internos e burocráticos para que os municípios ali representados pudessem compreender a complexidade mais ao mesmo tempo a urgência dos prazos que já estão correndo desde a regulamentação da lei feita pelo Presidente Lula no dia 11 de maio em Salvador.
A Assoleste também apresentou a ideia de um projeto regional juntando todas as cidades afiliadas e outras cidades convidadas que estão interessadas em trabalhar em um projeto coletivo. O ministério apreciou a proposta e considerou louvável, e aguarda novas notícias sobre o andamento dessa proposta.
Os prefeitos e Prefeitas presentes puderam fazer perguntas e saberem um pouco mais do grande orçamento que esta previsto pela lei Paulo Gustavo para todo Brasil que é de 3,86 bilhões.
No estado de Minas Gerais os recursos disponíveis são da ordem de R$ 197.080.716,29, sendo que todas as cidades poderão ter acesso ao recurso desde que cumpram os prazos e as condições sine qua nom da lei.