Com o objetivo de avaliar e propor novas diretrizes para a implementação da política de Assistência Social, a Prefeitura de Central de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social, realizou a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social.
O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), das 13 às 18 horas, na Escola Municipal Nina Lina dos Santos.
“A conferência de assistência social é um dos instrumentos mais importantes da política e do sistema descentralizado e participativo da Assistência Social, que busca a negociação e o consenso no interior deste sistema. Constitui-se um espaço privilegiado para discussão e deliberação de questões primordiais referentes ao campo da assistência social como política pública, especialmente quanto a seus fundamentos, princípios básicos, diretrizes gerais e prioridades que devem nortear as ações de assistência social, pelo período que virá depois dela”.
Esta foi a mensagem passada aos participantes da conferência pelo Conselho de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social, durante a abertura do evento.
A assistente social Alana Cristina Mendonça abordou o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”; outro palestrante da tarde foi o psicólogo Daniel Batista Brum, coordenador do Cras de Central de Minas, que discorreu sobre os quatro eixos temáticos da conferência.
Após os debates, os participantes elaboraram propostas para a política pública de assistência social e elegeram os delegados para a Conferência Regional.
Participaram do evento o prefeito de Central de Minas, Otaviano Ferreira de Laia, o vice-prefeito Gilberto Ferreira da Cunha, a secretária Municipal de Assistência Social, Aline Soares da Cunha, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elizeu Cabral de Melo, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Alessandra de Laia, e a secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana da Silva.