Um novo espaço na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) será dedicado aos 853 gestores municipais do estado. A inauguração do Centro de Atendimento a Prefeitas e Prefeitos aconteceu nesta quinta (4), com a presença do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, ao lado do presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus. Também esteve presente à inauguração o deputado Zé Reis, que já foi prefeito da cidade de Bonito de Minas, no Norte do Estado.
O novo centro de atendimento está localizado no andar térreo do Palácio da Inconfidência, sede da ALMG, em Belo Horizonte, e será de uso privativo dos gestores municipais, para que possam ter um local para trabalhar durante o intervalo entre os compromissos agendados, com uma estrutura de apoio básica para o desenvolvimento de suas atividades.
Julvan Lacerda elogiou a iniciativa e agradeceu ao poder legislativo mineiro por reconhecer e valorizar os prefeitos, que estão sempre nos corredores da Assembleia, buscando apoio dos deputados mineiros para poder enfrentarem os desafios da administração municipal, sempre sobrecarregada. “É um espaço que valorizará o esforço dos prefeitos, e por isso, agradeço o acolhimento do Parlamento mineiro, não só neste espaço físico, mas por ser um representante dos interesses dos municípios”, afirmou.
O presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, convidou todas as prefeitas e os prefeitos a virem à Assembleia conhecerem o novo espaço. “Reconhecemos a importância do trabalho das prefeituras e queremos que o Centro de Atendimento seja um ponto de apoio, para que tenham a estrutura para, enquanto estão aqui, continuarem a dar bom andamento aos trabalhos. E queremos também que o Parlamento mineiro seja sempre um parceiro dos prefeitos e ajude e contribua para o desenvolvimento das cidades, levando recursos. É desproporcional a exigência que é feita aos municípios e a contrapartida financeira que eles recebem. Queremos, cada vez mais, trabalhar juntos por Minas Gerais e, por isso, estaremos sempre prontos e com nossas portas abertas”, ressaltou.
A entrada será por meio do porte de credenciais de acesso especial, que também dispensará prefeitas e prefeitos dos procedimentos de controle de acesso da Casa, facilitando o seu ingresso nas dependências da ALMG.
Fonte: Site da AMM