O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) e prefeito de Itabirinha, Dego Reis (PSDB), acompanhado dos prefeitos de Mendes Pimentel Aymoré Moreira, e de São Félix de Minas, Cleudison da Silva, se uniu aos mais de 300 gestores que estiveram em Belo Horizonte nesta segunda-feira (6) para discutir a situação financeira dos municípios mineiros.
A reunião aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Minas Gerais (CREA/MG) e a principal reivindicação foi o pagamento da dívida do estado para com os municípios, que está em quase R$ 3 bilhões.
Segundo o presidente Dego Reis, no começo da manhã também aconteceu uma reunião na Associação Mineira de Municípios (AMM), com a presença do governador Fernando Pimentel (PT), que assumiu o compromisso de repassar uma parcela dos recursos destinados ao transporte escolar, que não cai na conta das prefeituras há cinco meses. O governador garantiu que vai quitar o débito até janeiro do próximo ano.
O pagamento do 13º salário dos servidores, que por lei devem receber a primeira parcela neste mês, também foi alvo de reclamações, já que a maioria das cidades está sem condições de honrar esse compromisso. “Pelo menos ficou acertado o repasse do ICMS pendente, já que na última segunda-feira o estado liberou R$ 378 milhões aos municípios”, informou Dego Reis.
Deputados estaduais e federais que participaram da reunião foram pressionados pelos prefeitos para que garantam, junto ao governo federal, mais recursos para os municípios. Também ficou agendado para os dias 21 e 22 uma grande mobilização dos prefeitos em Brasília “para tentar sensibilizar o governo a nos conceder um auxílio a mais no repasse do FPM desse mês”, concluiu o presidente.