Presidente da Assoleste convoca prefeitos para mobilização nacional em Brasília

dego reis participa de mobilização nacional em brasília
Dego Reis e um grupo de prefeitos participam, em Brasília, da mobilização municipalista nacional

Prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) se preparam para participar, nesta terça (21) e quarta-feira (22), da mobilização municipalista nacional que ocorrerá em Brasília.

O evento tem como origem a crise financeira que vem afetando diretamente os serviços públicos em todas as cidades brasileiras, em especial os pequenos municípios, que têm como fonte principal de recursos os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A expectativa, segundo o presidente da Assoleste e prefeito de Itabirinha, Dego Reis (PSDB), é pressionar o governo federal, por meio dos deputados, a liberar verbas para que as prefeituras tenham condições de arcar com as despesas com o 13º salário dos servidores.

O presidente da Assoleste está convocando todos os gestores filiados para integrar o movimento liderado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “Queremos levar o maior número de prefeitos, senão todos, para juntar forças e sensibilizar nossos deputados para aprovar os projetos de interesse das prefeituras e do povo que representamos”, ressaltou.

Dego Reis explicou que são duas principais reivindicações: a liberação, no dia 10 de dezembro, do repasse extra de 1% do FPM; e a concessão do Apoio Financeiro dos Municípios (AFM), um repasse emergencial estimado em R$ 4 bilhões para distribuição proporcional entre os municípios brasileiros.

“Há outras reivindicações, mas a liberação desses dois valores já seria de grande ajuda para os prefeitos nesse fim de ano. Com certeza seria um grande presente de Natal para todos os gestores”, frisou o presidente da Assoleste.