Em seminários on-line, em parceria com a AMM, a FJP, usa indicadores sobre mercado de trabalho, saneamento, PIB e demografia para caracterizar o estado
A Fundação João Pinheiro (FJP) fez o primeiro de uma série de seminários on-line sobre as 13 Regiões Geográficas Intermediárias (RGInt) de Minas Gerais, no dia 27 de abril. O evento de abertura “Compreendendo as Características Socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária de Belo Horizonte” pode ser revisto no canal da FJP no YouTube (aqui).
Realizada em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com a Associação Mineira de Municípios (AMM), a série aborda dados sobre mercado de trabalho, demografia, saneamento, Produto Interno Bruto, comércio exterior, relações intersetoriais e todos os indicadores produzidos para o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) de cada Região Geográfica Intermediária do Estado – recorte geográfico mais atualizado definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foram apresentados indicadores referentes aos 74 municípios que compõem a RGInt de Belo Horizonte. O evento foi dividido em três módulos: o primeiro, sobre os indicadores do IMRS e os resultados do PIB dos municípios; o segundo, sobre as projeções demográficas e os indicadores de saneamento; o terceiro, sobre as análises de comércio e de fluxos intersetoriais e territoriais.
Os dados foram apresentados por pesquisadores da FJP, e a moderação dos módulos ficou a cargo da presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Mila Corrêa da Costa, de Angélica Ferreti, da AMM, e de Regina Magalhães, da ALMG.
Projeto
Em julho de 2019, a Direi/FJP iniciou série de estudos chamada “Informativo FJP”. A proposta tem objetivo de apresentar informações ao público e subsidiar acadêmicos, legisladores e gestores públicos na avaliação e na produção de políticas públicas a partir da produção estatística da Fundação João Pinheiro.
A iniciativa deu início a um projeto que busca alcançar os poderes Legislativo e Executivo dos 853 municípios de Minas Gerais, além do Legislativo estadual. A série de seminários on-line, que começou nessa terça-feira (27/4) é a segunda etapa do projeto.
A diretora de Estatística e Informações da FJP, Eleonora Cruz Santos, explica que a iniciativa busca levar informação e ajudar os municípios no entendimento das características socioeconômicas. “Temos um material rico para disseminar, de forma clara e didática, tudo o que está por trás do vasto volume de estatística que a diretoria produz. Queremos mostrar a potência que existe no material que produzimos para os gestores e os legisladores definirem políticas com critérios técnicos bem embasados”, afirma.
Mais informações com o assessor do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 2125-2400.
Via: AMM.