SRS-BH orienta municípios sobre os protocolos da Monkeypox

[13:40, 20/10/2022] Rhuan Arthur: Todas as orientações repassadas aos municípios foram pautadas na Nota Técnica nº 10/SES/SUBVS-CIEVS/2022

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte fez uma videoconferência com os municípios, repassando as orientações clínicas e de vigilância epidemiológica sobre a monkeypox, além de questões envolvendo a parte laboratorial.

Atualmente, dos 527 casos confirmados de monkeypox em Minas Gerais, 390 pertencem aos municípios de área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte.

Todos os protocolos a serem seguidos estão disponíveis na Nota Técnica nº 10/SES/SUBVS-CIEVS/2022 (leia aqui) que explica a definição dos casos, formas de transmissão e as medidas de precaução em un…
[13:42, 20/10/2022] Rhuan Arthur: ——
[13:48, 20/10/2022] Rhuan Arthur: Autorizada ampliação dos prazos de validade da vacina Comirnaty (Pfizer/Wyeth)
[13:48, 20/10/2022] Rhuan Arthur: —–
[13:48, 20/10/2022] Rhuan Arthur: Medida vale para os lotes na apresentação adulto (tampa roxa) já adquiridos pelo Ministério da Saúde

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (10/10) a autorização para aplicação do prazo de validade de 15 meses aos lotes da vacina contra a Covid-19 Comirnaty (Pfizer/Wyeth), na apresentação adulto (tampa roxa), já importados e distribuídos pelo Ministério da Saúde, independentemente do prazo de validade impresso na embalagem da vacina (9 ou 12 meses). Ou seja, três meses adicionais para as vacinas rotuladas com validade inicial de 12 meses e seis meses adicionais para aquelas que traziam validade de nove meses.

Justificativa

A aprovação excepcional para ampliar a validade dos lotes já distribuídos foi subsidiada pela aprovação da petição de ampliação de prazo de validade já aprovada pela Gerência de Produtos Biológicos por meio da Resolução – RE nº 3.049, de 15 de setembro de 2022, DOU nº 178, de 19 de setembro de 2022, e pelos pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da Agência, também foi considerado que as medidas indicadas pela empresa Pfizer/Wyeth permitem a manutenção da rastreabilidade e identificação quanto ao prazo de validade dos lotes já distribuídos da vacina. Nessa aprovação também está permitido que a empresa continue a importar lotes da vacina Comirnaty, na apresentação adulto (tampa roxa), que estejam com prazo de validade inferior a 15 meses impresso na embalagem e aplique o prazo de validade de 15 meses aprovado pela Anvisa.

A vacina Comirnaty pediátrica nas apresentações com tampa laranja e vinho não tiveram a ampliação do prazo de validade e continuam com o prazo aprovado de 12 meses.

Esta aprovação visa à celeridade na oferta de vacinas à população brasileira.

A empresa é responsável por manter as informações dos lotes e validades atualizadas no Ministério da Saúde, profissionais envolvidos na aplicação das vacinas e cidadãos.

A empresa disponibiliza as informações sobre o prazo de validade dos lotes das vacinas adulta e pediátrica nos seguintes sítios eletrônicos:

Portal direcionado aos profissionais de saúde: https://www.comirnatyeducation.com.brWebsite lnstitucional da Pfizer direcionado para o público em geral: www.pfizer.com.br

Serviço de Atendimento ao Consumidor Fale Pfizer, pelo telefone 0800 770 1575.

Por fim, a Anvisa considera em todas as decisões que as vacinas são aprovadas após a avaliação técnica robusta e ter demonstração que os benefícios globais superam os riscos.

As vacinas continuam sendo essenciais no combate à pandemia, especialmente, em prevenir doenças graves e morte.

Leia aqui o voto da relatora, Meiruze Freitas e o Extrato de Deliberação da Diretoria Colegiada aqui.

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo whatsapp (31) 2125-2400.

Fonte: Anvisa

Foto: Pfizer