As informações das despesas com as ações e dos serviços públicos de saúde do 6º bimestre de 2021 devem ser transmitidas e homologadas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) até esta quarta-feira (2 de março de 2022). É importante destacar sobre a obrigatoriedade do envio, que pode causar sanções em caso de descumprimento, como o bloqueio do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O prazo para atendimento da demanda foi divulgado pelo Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde (Desid/MS), por meio do Comunicado CSiops 3/2022 (leia aqui). O documento orienta sobre a nova versão do sistema para a transmissão e homologação do último bimestre de 2021.
A atualização foi disponibilizada no dia 18 de fevereiro. Até o momento, segundo dados nacionais, pouco mais de 100 municípios conseguiram homologar os dados.
Devido aos problemas técnicos, confirmados pelos comunicados 3/2021 e 1/2022 do Ministério da Saúde, a liberação das demais versões do Sistema para preenchimento teve atraso, a transmissão e a homologação dos dados também foram prorrogados.
a situação de entrega dos dados do Siops do seu município.
Fonte: Portal AMM
Créditos Texto e Imagem: Portal AMM