XII Seminário de Políticas Públicas vai debater o Zoneamento Ambiental e Produtivo

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza na próxima quinta-feira (23/6), às 9h, o XII Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural. Realizado no formato virtual, o evento vai abordar o Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), metodologia criada em 2014, que vem sendo utilizada na elaboração de diagnósticos ambientais de sub-bacias hidrográficas mineiras.

DCIM100MEDIADJI_0082.JPG

Aberto ao público em geral, que pode fazer sua inscrição neste link, o evento tem como objetivo apresentar e expandir a divulgação da ferramenta, além de contribuir para a proposição de projetos e ações voltados para o desenvolvimento de uma agricultura ainda mais sustentável no estado. A transmissão será feita pelo canal da Seapa no Youtube.

A programação do webinário vai detalhar a aplicação da ferramenta, mostrar os casos de sucesso e o trabalho realizado após a aplicação da metodologia, além de apresentar o trabalho de implantação dos Núcleos de Estudo e Pesquisa do Zoneamento Ambiental e Produtivo (NEPZAP) e os possíveis usos da ferramenta.

Difusão

Segundo o assessor técnico especial e coordenador da metodologia ZAP na Seapa, Luciano Baião, a difusão da metodologia é uma das vertentes do trabalho que vem sendo realizado. “É uma ferramenta simples, mas potente em termos de dados e informações que ela disponibiliza, e não é mais demandada por conta do desconhecimento do setor produtivo de todo o seu potencial”, avalia.

A aplicação do ZAP permite a avaliação preliminar do potencial de adequação de uma sub-bacia hidrográfica, fornecendo informações sobre os recursos naturais e as atividades produtivas, que poderão contribuir significativamente para as diretrizes de ordenamento do uso do solo e uso dos recursos naturais na região estudada.

Aprimoramento

A metodologia usa base de dados de acesso livre e o seu aprimoramento é outro ponto norteador do trabalho. “Percebemos que a metodologia tem muito a ser aprimorada para se tornar mais rápida e eficiente, fornecendo resultados mais próximos da realidade. E um dos temas que será abordado, durante as palestras, é a implantação dos Núcleos de Estudo e Pesquisa do ZAP em instituições de ensino superior do estado. Introduzir a metodologia nos cursos de graduação e pós-graduação e incentivar as pesquisas é uma maneira de melhorar a ferramenta ”, explica Luciano Baião.

A Secretaria de Agricultura já concluiu a implantação de Núcleos de Estudo e Pesquisa do Zoneamento Ambiental e Produtivo (NEPZAP) na Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Diamantina e na Universidade Federal de Minas Gerais, campus de Belo Horizonte. Mais cinco núcleos deverão ser implantados ainda este ano em Montes Claros, Viçosa, Machado, Monte Carmelo e Salinas.

 

Serviço:

XII Seminário de Políticas Públicas vai debater o Zoneamento Ambiental e Produtivo

Dia: 23/6 (Quinta-feira) Horário: 9h

Inscrição: Neste link

Programação:

9h – Abertura

9h10 – Palestras:

– O Zoneamento Ambiental e Produtivo – Guilherme de Oliveira Leão (Assessor Técnico da Seapa) e Andrea Brandão Andrade (Gerente, em exercício, da Gerência de Avaliação Ambiental e Desenvolvimento Territorial da Feam)

– Experiência de um NEPZAP – Eric Bastos Gorgens (Professor, pesquisador e coordenador do NEPZAP da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

– Aplicação de um ZAP: Ribeirão Jequitibá – Adriana Monteiro da Costa (Professora, pesquisadora e coordenadora do NEPZAP da Universidade Federal de Minas Gerais)

– Pós-ZAP: Ribeirão Santa Izabel – Rowena Betina Petroll (Presidente da Irriganor)

11h – Debate

12h – Encerramento

 

Márcia França – Ascom/Seapa

Foto: Divulgação/Seapa