Frei Gaspar

Dados Gerais

 

População estimada

5.858 pessoas 

Área Territorial

626,672 km²  

Densidade demográfica

9,38 hab/km²  

Prefeito 2025 – 2028

Jackeliny de Edson Alves

Vice-Prefeito

Adão Edivaldo Santana da Silva

Vereadores

  1. Denilson José de Souza
  2. Ailton Gonçalves Pereira
  3. João Renato Sander Martins
  4. Kleber Monteiro Pereira
  5. Fabiano Pereira Barbosa
  6. Saulo Domingos Carulino
  7. Sebastiao Pereira Rodrigues
  8. Jornanie Ferreira Santos
  9. Silvana Barbosa Dos Santos

HISTÓRICO

Frei Gaspar é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população recenseada em 2022 era de 5 640 habitantes.

História

Ocupado tradicionalmente por diversos povos indígenas situados na bacia hidrográfica do rio Mucuri, genericamente denominados como botocudos e que formavam várias nações como os dos crenaques, dos Naknenuk, dos Pojichás, dos maxacalis e dos jiporoques, as origens históricas do município de Frei Gaspar se confundem com as de Itambacuri, um aldeamento indígena formado no século XIX que se tornou município e do qual Frei Gaspar se emanciparia politicamente somente em meados do século seguinte.

A ocupação contemporânea do município de Frei Gaspar está diretamente associada às atividades de colonização territorial empreendidas no século XIX pela Companhia de Navegação e Comércio do Mucuri (a “Companhia do Mucuri”) que foi dirigida entre 1847 a 1863 pelo político, jornalista e empresário Teófilo Ottonie, na década de 1870, às ações de catequese católica desenvolvidas pelo missionário capuchinho frei Serafim de Gorízia e de seu auxiliar imediato, o frei Ângelo de Sassoferrato.

Após a consolidação da colonização efetuada pela Companhia do Mucuri e a assimilação dos povos indígenas pela política de aldeamentos entre o final do século XIX e início do século XX, algumas áreas ficam marginalizadas desse processo de ocupação territorial, como ocorreu com as terras onde se formou o povoado de “Baixinha Quente” entre as décadas de 1920 e 1930. Este povoado constituiria o assentamento humano que posteriormente mudou seu nome “Conceição” e depois, em 1938, passou a ser designado como “Frei Gaspar”, um distrito municipal de Itambacuri que veio a ser transformado em sede do município durante a década de 1960 por meio da lei estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962.

A partir de sua emancipação política, o município de Frei Gaspar teve como seu primeiro prefeito o colono Mustafá Pimenta Bukzem, de origem libanesa.