Lideranças discutem inclusão de Mantena no programa Voe Minas Gerais

reunião em bh com presença de lideranças de mantena
Reunião em BH, com o superintendente da Sedectes, discute municipalização do aeroporto em Mantena

O prefeito de Mantena, João Rufino Sobrinho, quer diminuir a distância entre os municípios da região e a capital mineira. A intenção é incluir a cidade no Programa Voe Minas Gerais, uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico regionalizado.

Para viabilizar a inserção da nova rota ao projeto, a Prefeitura de Mantena conta com dois importantes aliados: a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) e o Grupo Toledo, representado pelo empresário Maurício Toledo.

O problema inicial, da falta de um aeroporto no município de Mantena, foi contornado com a disponibilização do aeródromo de propriedade do empresário Maurício Toledo. Apesar disso, a concretização da proposta ainda enfrenta dificuldades, já que uma das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é que o aeroporto pertença ao município.

Cessão

A secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana da Silva, informou que está sendo celebrado um termo de cessão de uso entre a Prefeitura de Mantena e o Grupo Toledo. O documento vai permitir que a Prefeitura utilize o aeródromo para fins do Programa Voe Minas Gerais, conforme determina a legislação vigente, em especial o Código Brasileiro de Aeronáutica.

De acordo com o superintendente de Infraestrutura Aeroviária, Marco Antônio Migliorini, para viabilizar a operação do Voe Minas Gerais é necessário alterar o cadastro do aeródromo de privado para público. O processo é feito junto a Secretaria Nacional de Aviação Civil (Snac), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Comando da Aeronáutica (Comaer).

“O primeiro passo é tornar a área como pública, através de um Termo de Cessão de Uso do proprietário para a Prefeitura Municipal de Mantena. Posteriormente será realizada consulta à Snac para a efetiva delegação do Aeródromo como público à Prefeitura Municipal de Mantena. Só após essa regularização será permitido a operação do Voe Minas, sem restrições”, explicou Migliorini.

Reunião

Nesta terça-feira (10), em Belo Horizonte, lideranças da região de Mantena se reuniram com o superintendente de Política Mineral, Energética e Logística da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Guilherme Augusto Faria, e com o diretor de Modais Logísticos da Sedectes, Carlos Malta, para tratar da municipalização do aeroporto.

Estiveram presentes a secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana, o prefeito de Mantena, João Rufino, a presidente da Fiemg Regional Rio Doce, Rozani Azevedo, o diretor de Operações da empresa Two Flex Táxi Aéreo Inteligente, Marcos Ferreira, o superintendente de Infraestrutura Aeroviária, Marco Antônio Migliorini, o assessor da diretoria da Codemig, Leonardo Ratton, o assessor jurídico da prefeitura de Mante, Advar Gomes, o assessor jurídico do Grupo Toledo, Walter Bernardes, e a subsecretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Elisa Costa.

Projeto

No próximo dia 16, às 17h30, a Assoleste fará apresentação do projeto que inclui a microrregião de Mantena no Programa Voe Minas. Estão sendo convidados empresários e entidades da região e Mantena e dos municípios do Espírito Santo localizados próximos à divisa com Minas Gerais, como Barra de São Francisco, Águia Branca, Água Doce do Norte, Mantenópolis, Ecoporanga e outras.

A reunião acontece no auditório da Assoleste, em Mantena.