Aconteceu na manhã desta quinta-feira (08/10) a 12ª edição do projeto “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais” e a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas – Assoleste foi a anfitriã dessa live e trouxe o tema “Empreendendo para o Desenvolvimento” e também o debate sobre a Sistema de Inspeção Regional (SIR).
Link da Live na Integra Abaixo
O diretor de comunicação da AMM, Lu Pereira foi o mediador do evento e ressaltou que a live foi um sucesso, garantindo mais de 1.800 visualizações e um recorde de participação do ao vivo simultâneo .
Presidente da Assoleste, Prefeito Moré Moreira
A abertura foi feita pelo Presidente da Assoleste, Prefeito Mendes Pimentel Moré Moreira, que fez um agradecimento especial a AMM e ao Sebrae por essa parceria que promove desenvolvimento da região a partir de um debate coletivo e democrático. Em sua fala o Presidente destaca “Nesse momento entendemos que uma das prioridades para nossos municípios associados é a criação do Selo de Inspeção Regional para ajudar os nossos empreendedores na distribuição dos seus produtos de origem animal”.
O diretor da AMM Região Rio Doce e prefeito de Itabirinha, Edmo Cesar Feliciano Reis e que também já foi Presidente da Assoleste ressaltou a Importância do SIR para o fortalecimento econômico da região “Temos produtores que necessitam desse selo, para legalizar os negócios. E tenho certeza que com isso, podemos impulsionar muito a economia da região”.
O diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz com seus comprimentos ressaltou que essa parceria vem para fortalecer a região como já foi feito pelo Sebrae em Vargem Grande/MG que tem dinamizado a economia da região. Ele também citou a importância desse trabalho de desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo feito pelo Sebrae/MG.
Para encerrar a abertura e dar início aos paneis técnicos o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda falou que os projetos destacados pelo “Desenvolve Minas Gerais” são essenciais para fomentar o desenvolvimento local e despertar a vocação para o empreendedorismo. “Estamos concluindo mandatos, mas estamos plantando sementes que vão render frutos para o próximo gestor. E é esse o nosso trabalho, fazer pensando nas próximas gerações e não na próxima eleição” – disse o Presidente da AMM.
Palestras
O primeiro painel foi sobre “Compras Públicas e a fixação de recursos no município”, com a consultora do Sebrae Minas, Fátima Moreira da Silva. Em sua fala ela destacou a importância das prefeituras utilizar o poder de compra pública para incentivar o desenvolvimento econômico do município. “A gente precisa aproveitar esse potencial para ajudar no desenvolvimento local”
A EMATER fez sua participação através da sua gerente regional em Almenara, Luciana Guimarães Miranda, que falou sobre extensão rural e desenvolvimento econômico local. Ela apresentou a evolução da Microrregião de Almenara na busca do Selo de Inspeção Municipal para os queijos e produtos de origem animal produzidos na região.
Para falar sobre os produtores locais e o impasse na comercialização, a AMM e o SEBRAE convidou a Secretária-executiva da ASSOLESTE, Elidamárcia Lana da Silva para discorrer sobre o tema dentro da realidade local . A secretária fez a apresentação de um vídeo mostrando a produção e dificuldades que os produtores regionais enfrentam por não possuir o selo regional de inspeção. Ela também destacou a importância da ajuda técnica da AMM e do Sebrae na implantação de um consórcio que viabilize o processo de criação do SIR. Ainda complementou que “A interiorização se torna urgente e necessária para que aumentemos a oportunidades de trabalho e renda nos municípios da entidade e diminuir o êxodo para os grandes centros”.
A analista técnica do Sebrae Minas, Ariane Vilhena deu um tom técnico sobre Sistema de Inspeção Regional Consorciado. Ela explanou sobre a importância do trabalho em conjunto dos municípios para conseguir de forma consorciada implantar o selo de inspeção regional. Esse selo cria possibilidades de impulsionar a economia na região e respectivamente em cada município. “ Eu não consigo pensar em um desenvolvimento local apenas municipal, porque hoje nós não temos nenhum município que seja alto suficiente e que consiga entregar todas as necessidades do município”, concluiu.
O evento teve também um momento especial de apresentação de um case regional de sucesso feita pelo Presidente da Associação dos Empreendedores de Confecções, Indústria e Comércio de São João do Manteninha e região – ASSECON, Emerson da Silva Xavier, que mostrou a experiência de São João do Manteninha, sobre como o trabalho setorial impacta positivamente no desenvolvimento econômico local. Além de apresentar um vídeo narrando a trajetória de sucesso de desenvolvimento, e ainda colocou algumas dificuldades enfrentadas pelos setor da indústria de lingerie do distrito de Vargem Grande.
Encerrando o evento, o analista técnico do Sebrae Minas, Alessandro Challub, falou sobre os programas e parcerias do Sebrae Rio Doce e Vale do Aço. Foi apresentado por ele as estratégia utilizadas pelo Sebrae na ajuda do Município mas também dos empreendedores.
O Evento foi sucesso de mobilização com a adesão de vários secretários e secretarias municipais da Assoleste, lideranças da região e principalmente os produtores rurais que participaram ativamente da live mandando seus comentários, curtindo e compartilhando. A Assoleste, AMM e o Sebrae juntos pelo desenvolvimento da região.