A 12ª edição do projeto “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais” teve a Assoleste como anfitriã e apresentação técnica pela Secretária Executiva, Elidamárcia Lana

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (08/10) a 12ª edição do projeto “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais” e a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas – Assoleste foi a anfitriã dessa live e trouxe o tema “Empreendendo para o Desenvolvimento” e também o debate sobre a Sistema de Inspeção Regional (SIR).

Link da Live na Integra Abaixo

 

O diretor de comunicação da AMM, Lu Pereira foi o mediador do evento e ressaltou que a live foi um sucesso, garantindo mais de 1.800 visualizações e um recorde de participação do ao vivo simultâneo .

Presidente da Assoleste, Prefeito Moré Moreira

A abertura foi feita pelo Presidente da Assoleste, Prefeito Mendes Pimentel Moré Moreira, que fez um agradecimento especial a AMM e ao Sebrae por essa parceria que promove desenvolvimento da região a partir de um debate coletivo e democrático. Em sua fala o Presidente destaca “Nesse momento entendemos que uma das prioridades para nossos municípios associados é a criação do Selo de Inspeção Regional para ajudar os nossos empreendedores na distribuição dos seus produtos de origem animal”.

Diretor da AMM Região Rio Doce e prefeito de Itabirinha, Dego Reis

O diretor da AMM Região Rio Doce e prefeito de Itabirinha, Edmo Cesar Feliciano Reis e que também já foi Presidente da Assoleste ressaltou a Importância do SIR para o fortalecimento econômico da região “Temos produtores que necessitam desse selo, para legalizar os negócios. E tenho certeza que com isso, podemos impulsionar muito a economia da região”.

O diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz com seus comprimentos ressaltou que essa parceria vem para fortalecer a região como já foi feito pelo Sebrae em Vargem Grande/MG que tem dinamizado a economia da região. Ele também citou a importância desse trabalho de desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo feito pelo Sebrae/MG.

Para encerrar a abertura e dar início aos paneis técnicos o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda falou que os projetos destacados pelo “Desenvolve Minas Gerais” são essenciais para fomentar o desenvolvimento local e despertar a vocação para o empreendedorismo. “Estamos concluindo mandatos, mas estamos plantando sementes que vão render frutos para o próximo gestor. E é esse o nosso trabalho, fazer pensando nas próximas gerações e não na próxima eleição” – disse o Presidente da AMM.

Palestras

O primeiro painel foi sobre “Compras Públicas e a fixação de recursos no município”, com a consultora do Sebrae Minas, Fátima Moreira da Silva. Em sua fala ela destacou a importância das prefeituras utilizar o poder de compra pública para incentivar o desenvolvimento econômico do município. “A gente precisa aproveitar esse potencial para ajudar no desenvolvimento local”

A EMATER fez sua participação através da sua gerente regional em Almenara, Luciana Guimarães Miranda, que falou sobre extensão rural e desenvolvimento econômico local. Ela apresentou a evolução da Microrregião de Almenara na busca do Selo de Inspeção Municipal para os queijos e produtos de origem animal produzidos na região.

Secretária Executiva da ASSOLESTE, Elidamárcia Lana da Silva

Para falar sobre os produtores locais e o impasse na comercialização, a AMM e o SEBRAE convidou a Secretária-executiva da ASSOLESTE, Elidamárcia Lana da Silva para discorrer sobre o tema dentro da realidade local . A secretária fez a apresentação de um vídeo mostrando a produção e dificuldades que os produtores regionais enfrentam por não possuir o selo regional de inspeção. Ela também destacou a importância da ajuda técnica da AMM e do Sebrae na implantação de um consórcio que viabilize o processo de criação do SIR. Ainda complementou que “A interiorização se torna urgente e necessária para que aumentemos a oportunidades de trabalho e renda nos municípios da entidade e diminuir o êxodo para os grandes centros”.

A analista técnica do Sebrae Minas, Ariane Vilhena deu um tom técnico sobre Sistema de Inspeção Regional Consorciado. Ela explanou sobre a importância do trabalho em conjunto dos municípios para conseguir de forma consorciada implantar o selo de inspeção regional. Esse selo cria possibilidades de impulsionar a economia na região e respectivamente em cada município. “ Eu não consigo pensar em um desenvolvimento local apenas municipal, porque hoje nós não temos nenhum município que seja alto suficiente e que consiga entregar todas as necessidades do município”, concluiu.

Presidente da ASSECON, Emerson da Silva Xavier apresentando vídeo sobre case de sucesso de Vargem Grande, distrito de São João do Manteninha

O evento teve também um momento especial de apresentação de um case regional de sucesso feita pelo Presidente da Associação dos Empreendedores de Confecções, Indústria e Comércio de São João do Manteninha e região – ASSECON, Emerson da Silva Xavier, que mostrou a experiência de São João do Manteninha, sobre como o trabalho setorial impacta positivamente no desenvolvimento econômico local. Além de apresentar um vídeo narrando a trajetória de sucesso de desenvolvimento, e ainda colocou algumas dificuldades enfrentadas pelos setor da indústria de lingerie do distrito de Vargem Grande.

Encerrando o evento, o analista técnico do Sebrae Minas, Alessandro Challub, falou sobre os programas e parcerias do Sebrae Rio Doce e Vale do Aço. Foi apresentado por ele as estratégia utilizadas pelo Sebrae na ajuda do Município mas também dos empreendedores.

O Evento foi sucesso de mobilização com a adesão de vários secretários e secretarias municipais da Assoleste, lideranças da região e principalmente os produtores rurais que participaram ativamente da live mandando seus comentários, curtindo e compartilhando. A Assoleste, AMM e o Sebrae juntos pelo desenvolvimento da região.