A Assoleste foi palco da primeira reunião do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus

Aconteceu na Assoleste nesta segunda-feira (11),  a primeira  reunião do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus.

O Plano Diretor consiste do instrumento de planejamento de longo prazo da região banhada pelo Rio São Mateus no Estado de Minas Gerais. Através dele serões orientados e executados aspectos importantes da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos. O Plano é realizado em etapas: o levantamento da situação atual de usos da água, qualidade e quantidade da água disponível; o olhar para o futuro da região; o estabelecimento de metas de qualidade da água e; a pactuação de ações concretas de melhoria. Em cada uma dessas etapas, a mobilização social tem sido importante para que tenhamos mais pessoas envolvidas nesse processo de diagnóstico.

O evento contou com a presença de várias lideranças, entre elas, representando a Assoleste, a secretária executiva Elidamárcia Lana da Silva, que considerou  muito importante as informações apresentadas , porém ressalta que mais pessoas presentes , somariam para confrontar  as realidades apresentadas e apontar caminhos para o CBHSM1.

 

Estas primeiras reuniões, relativas à primeira etapa dos trabalhos do Plano Diretor de Recursos Hídricos, servirão para o compartilhamento das informações já levantadas e o recebimento de contribuições.

 

A segunda etapa da reunião acontece no dia 12 de novembro em Itabirinha e no dia 13 de novembro em Itambacuri.