AMM participa de abertura da VIII Jornada de Contabilidade Pública no TCEMG

O papel “pedagógico”, e não somente de fiscalização e sanção, exercido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) junto às contabilidades municipais, foi o ponto de destaque no pronunciamento do chefe de gabinete da presidência, Carlos Alberto Pavan Alvim, durante a abertura da oitava edição da “Jornada de Contabilidade”, nesta segunda-feira (26).  Na solenidade, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, foi representado pela assessora técnica do departamento de Contabilidade, Analice Horta. O evento é promovido pelo TCEMG, pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais e pela Associação Mineira de Contadores Públicos, por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.

Representando o presidente do TCEMG, Mauri Torres, Carlos Pavan destacou a evolução da contabilidade ao longo dos últimos anos, principalmente após a pandemia da Covid-19, em que “muitos desafios foram superados” e o uso de inovações tecnológicas surgiram. Ele ressaltou a importância da presença técnica e de suporte do TCEMG na contabilidade pública municipal, sem que a Corte de Contas deixe de lado as suas funções constitucionais.

“O tribunal tem que ter um papel pedagógico, um papel de estar próximo aos municípios, o que não quer dizer que estamos abrindo mão da função constitucional, que é fiscalizar e, se for necessário, punir”, ressaltou.

A vice-presidente do Conselho Regional de Contadores de Minas Gerais, Maria da Conceição Barros Resende Ladeira, chamou a atenção para a necessidade do debate de temas atuais e também da troca de experiências, agora de forma presencial, já que as duas últimas edições da jornada foram online. “Estamos nos dedicando a promover capacitação, com temas relevantes para a classe contábil mineira e também proporcionar a todos um espaço de debate e reflexão sobre o assunto. É um orgulho vivenciar este auditório repleto de profissionais em busca de conhecimento ”, disse.

Quem também demostrou a sua expectativa para a oitava edição da jornada, foi a presidente da Associação Mineira de Contadores Públicos, Glória Aparecida Rodrigues dos Santos. Ela lembrou dos desafios enfrentados pelos contadores públicos municipais no dia a dia e enalteceu o objetivo do evento, ao levar conhecimento e aumentar a capacidade dos profissionais. “Parabéns ao Tribunal de Contas, a cada dia que passa a gente vê mais eventos acontecendo de forma pedagógica, de forma a ensinar, para que seja uma fiscalização realmente atuante. Acredito que a maioria dos profissionais não erram por má fé, erram porque não sabiam fazer e acreditavam que aquilo era o certo”, afirmou.

A VIII Jornada de Contabilidade Pública ocorre no auditório do Tribunal de Contas de Minas Gerais até a próxima quarta-feira (28/09), e tem transmissão ao vivo pelo canal do TCEMG no Youtube.

Fonte: TCEMG

Fonte: AMM