Antes do Voto: parceria entre AMM e TREMG debate eleições 2020 por meio de plataforma virtual

A primeira live será no dia 6 de julho, às 10 horas, com o tema “Pré-campanha: arrecadação e gastos”

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TREMG), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), promove, no ano de 2020, edições do Projeto ANTES DO VOTO, com eventos totalmente on-line, respeitando as orientações para este período de isolamento social. As palestras acontecem de 6 de julho a 31 de agosto nos canais da AMMTV (aqui) e do Facebook da AMM (aqui).

O primeiro evento do seminário, no dia 6 de julho, contará com a presença do presidente do TREMG, Alexandre de Carvalho; e do presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda. As palestras serão com Juliana Freitas, que é Doutora em Direito e Mestre em Direitos Humanos pela UFPA/ Università di Pisa, na Itália; e com Lara Marina Ferreira, Mestre em Direito pela UFMG, professora de Filosofia do Direito, Direito Constitucional e Direito Eleitoral; com a mediação da advogada Ana Márcia dos Santos Mello.

As edições deste ano são promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (EJEMG), do TREMG, por meio da Seção de Pesquisa e Cidadania (SEPEC).

O Projeto ANTES DO VOTO, lançado em novembro de 2015 e executado pela primeira vez em 2016, sempre ocorreu em anos eleitorais, exclusivamente em Belo Horizonte. A parceria estabelecida com a AMM viabilizou a interiorização do projeto neste ano de eleições municipais. No primeiro semestre, o projeto capacitou gestores, servidores públicos e demais interessados nos municípios de Uberaba, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre.

Com caráter informativo, o projeto tratará de temas eleitorais de interesse de diversos atores do processo eleitoral, como candidatos(as), dirigentes partidários, advogados(as), contadores(as), jornalistas, policiais militares e políticos(as), de maneira geral. O objetivo é capacitar esses atores para que participem, de forma segura e preparada, do processo eleitoral municipal de 2020.