A capacitação em Assessoria de Comunicação e Redes Sociais promovida pela Assoleste nesta quarta-feira, 28, teve como principal objetivo aperfeiçoar a formação dos responsáveis pelo setor de comunicação das prefeituras municipais.
O evento começou às 9 horas, no auditório da Assoleste, em Mantena, e atraiu a atenção de representantes das prefeituras de Central de Minas, Divino das Laranjeiras, Itabirinha, Mantena, Mendes Pimentel, Nova Belém e São João do Manteninha.
A primeira palestra foi feita pelo cerimonialista Allan Heringer, que discorreu sobre a elaboração e execução do cerimonial público, mostrando em detalhes as regras básicas para a organização de eventos internos e externos. Ele também esclareceu dúvidas e deu dicas sobre composição de palanques, ordem de precedência e disposição de bandeiras e flâmulas.
A importância do relacionamento entre o assessor e o assessorado para uma comunicação eficaz com a imprensa, bem como os canais que podem e devem ser utilizados por órgãos públicos para divulgar suas ações, foram alguns dos pontos debatidos pelo jornalista Fabio Monteiro.
Já a palestrante Érika Viegas, conselheira do Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp), falou sobre a gestão da comunicação organizacional nas prefeituras e destacou a eficácia das redes sociais como um meio para tornar as ações e iniciativas dos governos municipais mais humanizadas.
A utilização das redes sociais e seu impacto na comunicação dos órgãos públicos também foi defendida pela secretária da Assoleste, Elidamárcia Lana da Silva. Ela ressaltou que a comunicação deve ser vista pelos gestores como uma ferramenta de apoio à administração.
A segunda rodada de palestras acontece nesta quinta-feira, 29, a partir das 9 horas, no auditório da Caixa Econômica Federal (Praça Serra Lima, s/n, Governador Valadares).