A participação da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) na Mobilização Nacional em Brasília, no dia 22, sem dúvida fortaleceu o movimento municipalista encabeçado pela Federação Nacional dos Municípios (FNM).
A presença da Assoleste na manifestação mostrou, mais uma vez, que o Leste de Minas tem voz e voto, e garantiu recursos de cerca de R$ 2,9 milhões para os municípios filiados, referente ao Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM). Os valores entram no caixa das prefeituras em dezembro.
“Estamos muito satisfeitos com essa conquista, pois nossos municípios têm arrecadação muito baixa, dependendo quase que exclusivamente dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Além disso, a Assoleste sai fortalecida do movimento, mostrando que tem união e força para lutar por seus municípios e sua população”, destacou o presidente Dego Reis.
O movimento em Brasília conquistou três importantes vitórias: a aprovação da Medida Provisória (MP) 789/2017, que trata da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem); a derrubada do veto ao Encontro de Contas, que permitirá que os municípios saibam o valor total de suas dívidas previdenciárias; e o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) de R$ 2 bilhões até dezembro, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Confira no quadro abaixo quanto cada município da Assoleste vai receber: