Assoleste participa de novo encontro da AMM para debater mais recursos para os municípios

O presidente da Assoleste e prefeito de Itabirinha, Dego Reis (PSDB), participou na quinta-feira (9), em Ipatinga, do projeto “AMM nos Municípios: encontro nas macrorregiões”, que reuniu prefeitos e vereadores para debater as dificuldades de recursos nas gestões públicas.

Também estiveram presentes, representando a Assoleste, o prefeito de Mendes Pimentel, Aymoré Moreira, e de São Félix de Minas, Cleudison da Silva.

Para Dego Reis, a AMM cumpre um importante papel de unir os prefeitos e afinar os discursos e reivindicações dos municípios. “É mais fácil sair vitorioso na busca de soluções, como os atrasos de repasses, quando temos à frente uma associação de peso como a AMM”, salientou.

“Está desanimador ser prefeito. Temos que prestar o serviço na ponta da linha, sem ter o recurso para isso, e lá em cima sendo gasto aquele tanto de dinheiro com coisas supérfluas. Uma incoerência: sabe quanto a união gasta para celebrar um convênio com a gente? Mais de 40 mil reais, só de burocracia, para o processo andar. No Estado, 20 mil”, lamentou o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda.

Um dos temas mais debatidos no encontro foi a judicialização da saúde. Para o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Bizarro, é necessário uma mudança na legislação, “pois os gestores não têm verba nem para os serviços essenciais à saúde da população e acaba sendo obrigado a pagar até medicamentos contra impotência sexual”.

Na reunião ficou decidido que os gestores participarão de uma mobilização nacional em Brasília, no próximo dia 22, para cobrar mais recursos para os municípios.

O encontro também contou com capacitação para servidores e gestores públicos e palestras de vários órgãos presentes, como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).