Na tarde desta quinta-feira (11), a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) participou de uma reunião online articulada pelo Promotor de Justiça Dr. André Tanure. O encontro teve como pauta central a proposta de criação de uma Casa Regional para acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência.
Estiveram presentes na reunião a coordenadora-adjunta do Núcleo de Acompanhamento de Reparações por Desastres (NUCARD), Dra. Shirley Machado; o Promotor de Justiça Dr. André Tanure; a Promotora de Justiça Dra. Carla Goulart; a Secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana; a assessora do NUCARD, Clarissa Godilho; e a estagiária Mariana Teixeira.
Durante o encontro, a Secretária Executiva da Assoleste apresentou à coordenadora-adjunta do NUCARD a necessidade de construção de uma Casa Regional, fortalecendo a rede de proteção e atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Nessa construção coletiva, a Assoleste busca evidenciar o cenário da violência de gênero e os desafios enfrentados pelos municípios de pequeno porte, que muitas vezes não possuem estrutura adequada para oferecer o devido acolhimento, cuidado e segurança às mulheres vítimas de violência.
Esse encontro integra uma série de reuniões pontuais que vêm sendo realizadas pela entidade em conjunto com o Ministério Público e demais instituições parceiras, com o objetivo de construir soluções coletivas e efetivas para a região.







