Assoleste promove, em Valadares, 2ª etapa de capacitação em comunicação

capacitação comunicação assoleste

Aconteceu nesta quinta-feira, 29, no auditório da Caixa, em Governador Valadares, a segunda etapa da Capacitação Técnica em Assessoria de Imprensa e Redes Sociais, promovida pela Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste).

Durante todo o dia de hoje, funcionários das prefeituras de São José do Divino, Tumiritinga, Itabirinha, Mendes Pimentel, São Félix de Minas, Goiabeira e Capitão Andrade receberam informações e dicas para melhorar a divulgação das ações do governo, o relacionamento com a imprensa, a visibilidade do prefeito, além de aprender técnicas básicas de cerimonial e protocolo.

Os temas abordados foram os mesmos do treinamento de ontem, realizado no auditório da Assoleste, para as prefeituras da região de Mantena: cerimonial e protocolo (cerimonialista Allan Heringer), assessoria de imprensa e comunicação (jornalista Fábio Monteiro), redes sociais (secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana) e comunicação organizacional (relações públicas Érika Viegas) .

Live

A novidade da capacitação desta quinta-feira foi a participação da jornalista Naimara Brito, que falou sobre Facebook Live, uma ferramenta do Facebook que permite que a pessoa faça vídeos ao vivo e publique em sua linha do tempo.

A palestra da jornalista foi uma demonstração prática da função live: enquanto falava sobre as utilidades da ferramenta, a plateia podia acompanhar sua explicação pelo celular, em tempo real, acessando a página no facebook.

“A live é uma aliada da estratégia de marketing, uma comunicação que transmite proximidade com o público, e isso dá muito credibilidade. É uma ferramenta que os prefeitos não podem abrir mão”, disse.

A jornalista mora em Boston (EUA) e é apresentadora do programa Show da Manhã, uma live de música no canal TV Negócio Fechado USA.  Ela deu as seguintes dicas para fazer uma live de qualidade:

– na hora de gravar o vídeo, mantenha o celular na posição horizontal;

– use sempre um tripé ou um suporte similar;

– para dar qualidade ao áudio, faça uso de um microfone, mesmo que seja um de lapela;

– antes de tudo, certifique-se de que a internet está em pleno funcionamento;

– na hora da postagem, dê um título para a live e faça uma descrição curta e objetiva;

– olhe sempre para a câmera, pois isso transmite credibilidade;

– planejamento é fundamental: divulgue a live antes da filmagem, para atrair audiência;

– compartilhe a live nos grupos no facebook e convide os amigos;

– confira sempre a opção de privacidade e deixe “público”;

– quando terminar a transmissão, verifique as informações no facebook para ver o alcance da sua publicação.