Com palestra de Luíza Brunet, Assoleste lançou o projeto “Conscientizar” em Mantena

Nessa sexta-feira (26), o combate à violência contra a mulher ganhou um importante aliado em Mantena. A Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas, Assoleste, lançou na cidade o projeto “Conscientizar”, voltado para um atendimento ao homem agressor.

Um grupo reflexivo, com a participação de profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, leva os homens autores de violência, que estejam respondendo a processo judicial, a uma reflexão sobre suas atitudes, estimulando neles o desejo de mudar de comportamento para que não apenas interrompam as agressões, como também não caiam na reincidência.

A solenidade de lançamento, aconteceu na Câmara de Vereadores de Mantena, e marcou também a entrega de certificados para os profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, profissionais de direito, profissionais da rede de proteção, assessores do fórum e advogados que participaram de uma capacitação para atuar no projeto.

Na cerimônia tivemos a fala da Juíza da Comarca de Mantena, Dra. Samira Moras, que explicou sobre o projeto que se enquadra na lei de criação de grupos reflexivos. Em seguida, a palestra da Promotora Dra. Bárbara Rodrigues do Ministério Público que atua na Comarca de Mantena que falou sobre: Combate à violência doméstica e trouxe dados da Comarca.

A Secretária de Estado da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais – SEDESE, Alê Portela, falou das intervenções do estado em programas de combate a violência contra a mulher e também deixou claro a sua parceria e apoio a essa atividade em outros municípios da entidade.

Parcerias do Projeto

Para levar adiante o projeto “Conscientizar”, a Assoleste construiu parcerias, com o poder judiciário, Ministério Público, prefeitura de Mantena, com a rede de proteção à mulher vítima de violência, Polícia Militar e Polícia Civil, além de ter recebido um recurso, por meio de uma emenda parlamentar, que viabilizou a criação das turmas de capacitação.  Essa foi a primeira vez que uma associação microrregional de municípios, dentre as quarenta e duas que existem em Minas Gerais, lançou um projeto desse tipo.