A Associação da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) vai realizar no próximo sábado (10) a 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e Adolescente. O evento vai reunir nove cidades pertencentes à associação e tem por objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a proteção integral de crianças e adolescentes.
Representantes dos municípios de Mantena, Itabirinha, Mendes Pimentel, Central de Minas, Divino das Laranjeiras, Nova Belém, São Félix de Minas, São João do Manteninha e Tumiritinga vão se reunir para discutir propostas para a Conferência Estadual. Estarão presentes no evento a presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA), Silvia Cristina Silva Santos Batista; o promotor Paulo Elias Severgnini Mendes Júnior, da Vara da Infância e Juventude de Mantena; e a psicopedagoga Sâmara Aparecida de Castro Nick, que vão ministrar palestras para os participantes.
A Conferência vai discutir cinco eixos, nos quais representantes das cidades participantes vão discutir as propostas que devem ser consolidadas em plenária, ao final do evento. Os eixos temáticos são “Garantia dos Direitos e Políticas Públicas e de Inclusão Social”, “Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes”, “Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes”, “Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes” e “Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes”.
A secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana da Silva, ressalta a importância da presença do promotor Paulo Severgnini e da palestrante Sâmara Nick e, principalmente, da presidente do CEDCA, Silvia Cristina, o que dará mais credibilidade ao resultado. Segundo ela, o momento para a realização da Conferência é oportuno. “Neste momento de mudanças no cenário político, nacional e estadual, ainda não temos a clara visão de como será a política de assistência social no Brasil, no que tange a criança e o adolescente. É muito importante este encontro regional para consolidarmos, de forma conjunta, a nossa perspectiva e desejo para os municípios de pequeno porte”, conclui.
A 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente vai acontecer no auditório da APAE de Mantena, no sábado (10), de 8 às 17h.
1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Tema: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”
Programação
– 8h às 9h30 – Credenciamento
– 9h30 às 10h – Apresentação cultural
– 10h – Composição da mesa
– 10h10 – Hino Nacional
– 10h30 – Cumprimento das autoridades
– 11h – Leitura e aprovação do regimento interno / Abertura oficial da conferência
– 11h30 – Fala do promotor Dr. Paulo Servegnini
– 11h50 – Fala da presidente do CEDCA, Silvia Cristina Silva Santos Batista
– 12h10 – Palestra magna com a psicopedagoga Sâmara Nick
– 12h50 – Almoço
– 14h – Apresentação cultural
– 14h10 – Apresentação institucional dos municípios (3 minutos para cada)
– 15h – Trabalho em grupo
– 16h – Plenária para aprovação das propostas apresentadas pelos grupos
– 16h30 – Eleição dos delegados
– 17h – Coffee break e entrega dos certificados