A Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) saiu fortalecida da assembleia que escolheu a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge): elegeu seis prefeitos para integrar os conselhos diretor e fiscal.
“A eleição de um número significativo de associados da Assoleste confirma a importância da entidade no cenário regional. Esperamos, agora, que essa nova gestão atue para que o consórcio se efetive e atinja o objetivo pelo qual foi criado”, destacou o presidente da Assoleste e prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz.
A assembleia aconteceu na última sexta-feira (27), no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), e contou com a presença de 57 prefeitos dos municípios das macrorregiões de saúde de Valadares e Coronel Fabriciano que, juntas, somam 86 municípios da abrangência da Rede de Urgência e Emergência. A prefeita de Governador Valadares, Elisa Maria Costa, foi eleita presidenta pela maioria e ocupará o cargo até o final de 2016.
Segunda ela, o Consurge vai fortalecer o SUS na região, propiciar que os hospitais recebam mais investimentos e atuar para salvar mais vidas. Dentre as primeiras medidas, a prefeita citou a estruturação da Central Operativa do SAMU e uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde para discutir a participação de cada um no consórcio Os prefeitos associados à Assoleste que vão compor a diretoria da Consurge para o biênio 2015/2016 são: Genil Mata da Cruz (Central de Minas),1º secretário; Juraci Braz de Souza(São Félix de Minas), conselho diretor; Wanderson Elizeu Coelho (Mantena), conselho diretor; Edmo César Feliciano Reis (Itabirinha), conselho diretor; Weliton Ronaldo da Silva (Goiabeira), conselho fiscal; Maicon Brito de Oliveira (Divino das Laranjeiras), conselho fiscal.