O Presidente da Assoleste, Prefeito Genil de Central De Minas, e atual secretariado do CONSURGE (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas) participou nesta quinta-feira (14/05) de reunião com o Secretário de Saúde Dr. Fausto Pereira dos Santos e o Sr. Marco Antônio da SEGOV (Secretaria de Estado e Governo) na cidade Administrativa em Belo Horizonte.
Neste encontro ele defendeu os interesses da região, principalmente dos municípios da ASSOLESTE que compõe o Consórcio, trataram, sobre a implementação da rede de urgência e emergência, SAMU regional.
O CONSÓRCIO
Com futura sede em Governador Valadares, o Consurge envolve 86 municípios e uma população de 1,5 milhão de habitantes. O Consórcio terá uma Central Operativa (192) em Valadares, cidade sede do Samu Regional. A Central será responsável por receber as ligações, fazer o mapeamento, avaliar a gravidade, orientar, indicar o melhor atendimento e o melhor deslocamento de veículos para a unidade hospitalar.
Contará com 29 Unidades de Suporte Básico (USB), oito Unidades de Saúde Avançadas (USA) equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas.
O Samu Regional deverá contar com 29 Unidades de Suporte Básico (USB) e oito Unidades de Saúde Avançadas (USA) equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A estrutura terá ainda a presença de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, distribuídos ao longo da malha rodoviária da região e também dentro dos municípios, garantindo o atendimento de urgência.