Dia Internacional da Mulher: Assoleste sedia homenagem às Mantenenses

A Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) será palco das comemorações do Dia Internacional da Mulher promovidas pela Prefeitura Municipal de Mantena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Celebrado mundialmente na data de 8 de março, o evento será na próxima segunda-feira, dia 9, a partir das 14 horas.

A delegada de polícia civil de Itabirinha de Mantena, Daniely Muniz de Oliveira, é a convidada para ministrar palestra sobre violência contra a mulher, com destaque para a lei Maria da Penha e suas alterações. A delegada também abordará as principais ações da polícia civil para combater os atos de violência praticados contra a mulher.

A equipe feminina que integra o secretariado da Prefeitura de Mantena já está confirmada: a secretária de Assistência Social Maria José Magalhães, de Cultura Marine de Souza, de Educação Ana Maria Batista e a coordenadora geral do Saae, Solange Rocha. Também estará prestigiando o evento a primeira dama da cidade, Eliete Coelho.

Representando todas as mulheres de Mantena, a recém-formada em gestão ambiental Ana Fernandes Pereira, de 82 anos, será homenageada pela Prefeitura Municipal por sua motivação e persistência na busca do objetivo.

Oito de março – O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos: uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino, ocorrida em 8 de março de 1857; e o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. A falta de consenso para esses dois fatos acabou gerando mitos sobre os acontecimentos. Comemorado anualmente, na maioria dos países realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Por Andréia Costa