A solenidade aconteceu na tarde de terça-feira (15), na Câmara de Vereadores do município de Nova Belém, onde marcou a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas Gerais (Assoleste). A entidade será presidida, em 2019, pela prefeita da cidade, Flávia Pereira Dorneles.
Além da prefeita de Nova Belém, compõem o quadro da nova diretoria o prefeito de Itabirinha, Edmo Cesar Feliciano Reis (1º vice-presidente); o prefeito de Mantena, João Rufino Sobrinho (2º vice-presidente); o prefeito de São Félix de Minas, Cleudison Luiz da Silva, o Cleudim Machado (Secretário Geral); o prefeito de Mendes Pimentel, Aymoré Moreira da Silva (presidente do Conselho Fiscal); o prefeito de Divino das Laranjeiras, Romilson Alves (membro do conselho fiscal) e o prefeito de Tumiritinga, José Paulo Bretas Cabral (membro do conselho fiscal).
Várias autoridades estiveram presente, como o Deputado Federal, Euclydes Pettersen, o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Doce – CISDOCE, prefeito de São José de Safira, Antônio Lacerda Filho; o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas – CONSURGE, prefeito de São Geraldo da Piedade, Ozanam Oliveira de Farias; Comandante da 18ª Cia Ind. De Mantena, Tenente Coronel Ryan Figueiredo; O vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce – ARDOCE e Prefeito de Nova Módica, Walter Júnior; O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Belém, Wanderley Pereira; a Secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana da Silva e demais autoridades.
Entronização do quadro do ex-presidente
Logo após à posse ocorreu na mesma cerimônia, a entronização do quadro do ex-presidente da Assoleste, mandado 2018, o prefeito de São Félix de Minas, Cleudim Machado.
A Assoleste completa 18 anos e, em 2018, durante a gestão de Cleudim Machado, várias conquistas beneficiaram a população da região, principalmente dos municípios associados.
Em 2018, a Assoleste participou ativamente da Expoleste, em Governador Valadares, com um dos estandes mais visitados do evento. Em fevereiro, aconteceu a elevação da 159ª Companhia da Polícia Militar para a 18ª Companhia Independente de Mantena, que foi uma das principais lutas da Assoleste até então.
A Assoleste participou da coordenação do Fórum da Saúde e da Educação que, com outras associações da região, discutiu o não repasse dos recursos do governo do Estado de Minas Gerais aos municípios. A associação ainda organizou o projeto Pensando no Futuro, com quase 500 alunos dos municípios associados realizando testes vocacionais, visitando todos os laboratórios dos cursos da Univale. Além disso, cada aluno ainda ganhou 15% de desconto nas mensalidades e isenção da taxa do vestibular.
No ano de 2018 também aconteceu a implantação do serviço de topografia da Assoleste. Ainda durante a gestão de Cleudim, foi realizada pela primeira vez no Leste de Minas a conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A administração também já deixou encaminhada a organização da Conferência Intermunicipal do Idoso. Outra articulação já encaminhada pela gestão de Cleudim é a da Caravana da Juventude negra, a ser realizada nos municípios da Assoleste. Além disso, existe a grande possibilidade de consolidação do recurso para a implantação de uma UTI na microrregional de Mantena.
Galeria de Fotos: