Eleições 2020: Candidatos fichas-sujas de 2012 podem disputar as eleições

Os Políticos que ficaram inelegíveis por irregularidades nas eleições de 7 de outubro de 2012, estariam inelegíveis até 7 de outubro deste ano. Em conseqüência disso, não poderiam disputar a eleição, cuja data inicialmente estava prevista para 4 de outubro. Mas, de acordo com a decisão de hoje (01/09/2020) do TSE, o adiamento das eleições para 15 de novembro fez com que a proibição prevista na Ficha Limpa não incida mais sobre os políticos que se tornaram inelegíveis em outubro de 2012.

Isso Mesmo, muitos pré-candidatos e candidatas que estavam em silencio, vão ressuscitar a partir de hoje, pois o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu por maioria de 5 votos a 2 que os políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa até outubro de 2012 poderão então disputar as eleições deste ano de 2020.

Entenda: A Lei da Ficha Limpa fixa em 8 anos o prazo de inelegibilidade, contados a partir da eleição em que foi praticada a irregularidade. A Justiça Eleitoral estabeleceu posteriormente que esse prazo é contado da data da eleição daquele ano até a mesma data 8 anos depois.

Como a Ficha Limpa prevê inelegibilidade por oito anos, a dúvida era se o adiamento das eleições de outubro para novembro continuaria a barrar quem foi enquadrado como ficha-suja nas eleições de 2012, realizadas em 7 de outubro. Parece que agora, está tudo resolvido no palácio Real da justiça.