A Assoleste recebeu na manhã desta quinta-feira (30/07) o Comandante da 8ª região da Polícia Militar, Coronel Rodrigo Faria Mendes, juntamente com o Comandante da 18ª Companhia Independente com sede em Mantena, Tenente Coronel Luiz Allan Carvalhaes Soares de Souza. Na oportunidade a PM realizou a entrega de medalha e destaques profissionais da corporação, no auditório da Assoleste.
Aproveitando a presença do Comandante, a Assoleste convidou uma comissão de Prefeitos capitaneada pelo seu Presidente, Prefeito de Mendes Pimentel, Moré Moreira, para uma conversa sobre os números dos infectados da Covid-19 na microrregião de Mantena e demais municípios afiliados a entidade.
A reunião teve a presença dos Prefeitos de Divino das Laranjeiras – Romilson Alves; São João do Manteninha – Gentil Pereira; Mantena – João Rufino; a Secretária Executiva da Assoleste – Elidamárcia Lana da Silva; o Presidente da Câmara de Vereadores de Mantena – Genivaldo Assis e o Presidente do CONSEP de Mantena – Nilton Fialho.
O pedido dos prefeitos em acordo unânime, foi no sentido de ter a presença da Polícia Militar em ações baseadas nos seus decretos respectivamente de forma mais ostensiva quando se tratar de isolamento de infectados durante os quinze dias obrigatórios e uso de máscaras em qualquer ambiente público, seja bancos, praças, igrejas, ruas, bares, etc.
A Assoleste entende que sem a contribuição direta dos munícipes, essa batalha se torna pesada para o gestor e gestão. O apelo que se fez na reunião tem como princípio proteger a saúde dos não infectados evitando a contaminação coletiva, visto que não temos estrutura para a situação crescente do avanço da pandemia na região.
O Coronel Faria juntamente com o Tenente Coronel Carvalhaes, se comprometeram com essa ajuda dentro da proteção jurídica necessária para tomada de decisão.