Gestores de saúde e assistência social participam de encontro da Assoleste

enes falou sobre ppi
O consultor Enes Cândido alertou os gestores de saúde da necessidade de rediscutir o PPI

Secretários municipais, técnicos e servidores das áreas de assistência social e saúde participaram na tarde desta segunda-feira (31), no auditório da Fiemg Regional Rio Doce, de mais uma capacitação promovida pela Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste).

O Encontro de Gestores da Saúde e Assistência Social da Assoleste contou com a participação da superintendente Regional de Saúde, Janine Souza Vicente, e do consultor em saúde Enes Cândido, vereador em Governador Valadares, além da assistente social Lidiane Bicalho.

Janine Souza explanou sobre a conjuntura atual da saúde na área de abrangência da SRS, falou sobre as dificuldades que as prefeituras e o Estado estão enfrentando com os repasses insuficientes de recursos para arcar com as despesas no setor.

A superintendente informou que está se reunindo com as microrregiões para discutir as dificuldades de cada região. Ela também respondeu a questionamentos dos participantes e pediu que os gestores deem atenção especial à atenção primária para desafogar a rede de atendimento emergencial.

PPI

Programação Pactuada e Integrada (PPI) foi o tema debatido pelo consultor Enes Cândido. Por meio desse processo, instituído pelo SUS, cada município tem definido uma cota de recursos para garantir o acesso da população aos serviços de saúde.

Uma vez extrapolada essa cota, quem passa a arcar com os custos do paciente é a prefeitura.  Para Enes, o processo não é muito claro e é preciso que os prefeitos discutam se realmente está havendo esse gasto além do permitido, ou seja, “é preciso ter a informação precisa do quanto se extrapolou para saber quanto será preciso gastar”.

Social

A assistente social Lidiane Bicalho discorreu sobre o planejamento na rede de assistência social e os desafios da gestão frente ao congelamento dos investimentos pelo governo federal.

Após as explanações, foram discutidas e definidas propostas e atividades nos setores de saúde e assistência social a serem desenvolvidas pela Assoleste neste segundo semestre, visando qualificar os serviços prestados nos municípios associados.

O encontro de gestores foi coordenado pela secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana da Silva. Estiveram presentes os seguintes municípios: Capitão Andrade, Central de Minas, Divino das Laranjeiras, Itabirinha, Mendes Pimentel, Pescador, Goiabeira, Tumiritinga, Nova Belém.

elidamárcia coordenou o encontro
Elidamárcia Lana coordenou o encontro de gestores de saúde e assistência social da Assoleste