O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, participaram, nesta terça-feira (21/6), em Belo Horizonte, da abertura do Projeto Redescobrir, iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) que reúne lideranças sindicais para conhecer a estrutura, funcionamento e programas da entidade.
Diante de 80 presidentes de sindicatos ligados à federação, Zema reafirmou o compromisso do Governo de Minas de fortalecer o desenvolvimento do setor produtivo, sobretudo o agronegócio, um dos principais pilares da economia mineira.
“Estamos criando condições para que o setor invista na produção e nos produtos de maior valor agregado, como cafés especiais e queijos. Medidas que garantem preços diferenciados. Somos reconhecidos internacionalmente como um Estado que produz itens de qualidade”, disse.
Zema lembrou dos esforços realizados pelo estado para buscar o equilíbrio fiscal e retomar os investimentos que impactarão tanto na agricultura quanto na pecuária.
“Somos o Estado mais seguro do Brasil, e isso se reflete na segurança no campo, com queda de 42% nos crimes em áreas rurais. Estamos melhorando as estradas, mediante um investimento de R$ 2 bilhões na recuperação do pavimento, que ajudará no escoamento da produção. Outro ganho que o produtor terá será com a chegada de energia trifásica no campo. A Cemig está alocando R$ 22 bilhões na construção de 200 subestações”, explicou.
Durante o encontro, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, reforçou a importância da sinergia entre as instituições que atuam em prol do desenvolvimento do setor. “Temos que continuar estreitando os laços e ouvindo quem produz pra gente conseguir aumentar a produtividade no segmento agropecuário, que vem sendo a âncora da nossa economia”, afirmou.
Ao final, o presidente da federação, Antônio de Salvo, agradeceu não só a presença do governador, mas a proximidade do governo com o agronegócio mineiro. “Desde que assumiu o Governo de Minas, o governador sempre se mostrou sensível aos pleitos do setor. Com isso, é notório o avanço do agronegócio nos últimos anos”, concluiu.
Com informações da Agência Minas
Foto: Cássia Eponine