GRS Pedra Azul inicia monitoramento do programa Valora Minas com visita ao Hospital Paulo VI, de Jordânia

A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, com o apoio da Coordenação de Regulação (CREG), iniciou na última quinta e sexta, dias 02 e 03/06, o ciclo de monitoramento do programa Valora Minas / Hospital Plataforma no hospital Paulo VI do município de Jordânia.

A ação tem como objetivo acompanhar os hospitais da região que participam do programa Valora Minas para avaliar as condições de funcionamento dos serviços e as práticas adotadas na gestão e assistência à saúde; visando vislumbrar como os recursos repassados pelo Governo Estadual têm sido aplicados na concepção dos objetivos da política. A equipe da GRS Pedra Azul também observou o cumprimento das obrigações e compromissos que foram pactuados. Na região, 10 hospitais participam do Programa e há uma previsão de que todos estes hospitais possam ser visitados ainda no ano de 2022.
O diretor do Hospital Paulo VI, Benício Sousa Neto, pontuou que a instituição está passando por reforma na estrutura física e que foi priorizada a área de urgência/emergência: sala de acolhimento e classificação de risco, consultório médico e sala vermelha.

Créditos: Ana Cristina Cardoso

Já a referência técnica da CAS/GRS Pedra Azul, Veruska Barreto, explicou os objetivos da visita e fluxo a ser percorrido e esclareceu que posteriormente será elaborado relatório com registros dos encaminhamentos. Ela ainda solicitou a escala médica e de enfermagem da urgência/emergência, prontuário de paciente, protocolos clínicos e demais documentos para serem avaliados. “Iniciamos o monitoramento e foi um momento extraordinário. A equipe do município ficou encantada de estar tendo o apoio do Governo; e ficaram muito felizes com a entrada na rede de Urgência e Emergência. Ou seja, o Hospital Paulo VI não recebia nenhum investimento e passou a receber R$ 480 mil por ano. É até difícil de explicar as inúmeras melhorias que a região vem alcançando com a implantação da nova política hospitalar”, avaliou ela.
O diretor da GRS Pedra Azul, Marcelo Alves, destacou a relevância do monitoramento realizado pela Regional de Saúde. “Essa ação é importantíssima. É uma forma de verificar se os prestadores estão cumprindo os critérios pactuados nas normativas, fortalecendo assim, toda rede assistencial, e reforçando que cada instituição está desenvolvendo seu papel na rede. Na minha opinião, essas visitas também têm uma importante ação educativa, de orientar os profissionais da ponta sobre o papel dos hospitais dentro da nova política hospitalar”, destacou o diretor Marcelo Alves.

O Secretário Municipal de Saúde de Jordânia, Walter Mauro Nunes Ferraz Junior, agradeceu a visita da equipe da GRS no hospital e na secretaria de saúde. “Essa visita é de suma importância para o andamento das novas políticas públicas de urgência emergência através do Valora Minas. Ficamos muito felizes por fazer parte desse programa que vai beneficiar a toda população. Sabemos que não é fácil, mas estamos avançando um degrau a cada dia”, afirmou.
A visita também contou com a participação da referência técnica da Regulação da GRS Pedra Azul, Ana Cristina Cardoso e dos profissionais do município de Jordânia: dos enfermeiros, Munique Santos e Paulo André e da médica, Marília Heringer.

Por Allan Gomes Campos