
Nesta terça-feira, 27, foi a vez do município de Itabirinha realizar a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu das 13 às 18 horas, no auditório da área de eventos. O evento foi coordenado pela secretária Municipal de Assistência Social, Arlete Feliciano dos Reis.
O tema deste ano foi Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e participaram trabalhadores e usuários do Suas, representantes de entidades de assistência social, servidores, lideranças da igreja, gestores públicos.
A palestrante e assistente social Lidiane Bicalho falou sobre a importância da realização da conferência e da participação da população para fortalecer a democracia e consolidar a política de assistência social.
A secretária executiva da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste), Elidamárcia Lana da Silva, explicou que as conferências municipais são uma oportunidade para os cidadãos avaliarem o modo como a gestão compartilhada está sendo cumprida para a consolidação do Suas e a garantia dos direitos sociais.
As conferências municipais são preparatórias para as conferências estadual, que será realizada entre os meses de agosto e setembro, em Belo Horizonte, e nacional, que acontece de 5 a 8 de dezembro, em Brasília.

A conferência de Itabirinha contou com a presença expressiva da comunidade. Também prestigiaram o evento o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Aílton Rosa Leonel; a vice-prefeita Maria das Graças Assis; o presidente da Câmara Municipal, Elieber Pedro Feliciano; a assistente social Silviane Valadares; o ex-presidente da Assoleste, José Reis, pai do prefeito Dego Reis; e os secretários Municipais de Obras, José dos Reis, de Educação, Gislene Fernandes, de Saúde, Leandro Fernandes, além da secretária de Assistência Social, Arlete Feliciano, coordenadora da conferência.