Jampruca

63038249Jampruca é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 5.089 habitantes (IBGE, 2010).

História

Em 1953, quando da construção da estrada Figueira a Teófilo Ottoni, muitos trabalhadores foram atraídos para a região, dentre eles o garimpeiro Jorge Francisco Agostinho, que fixando residência no local, fez surgir o pequeno povoado de São Sebastião de Jampruca, nome da fazenda pertencente à família Dantas, no município de Araçuaí. Foi distrito de Campanário até 27 de abril de 1992, quando ganha autonomia política, graças ao empenho do senhor Mizael Cabral de Lira, sendo o primeiro prefeito do município e do saudoso deputado estadual José Laviola.

Jampruca é composta por dois distritos: a Sede e São Sebastião do Barroso, criado lei estadual nº 10.704, de 27 de abril de 1992, mesmo decreto responsável pela criação do município.

Turismo

A cachoeira do Tio Odoro, na fazenda Santa Julieta é o atrativo natural. A festa conhecida como “Festival da Linguiça”, atrai diversos turistas e antigos moradores de outros estados e até de países estrangeiros para prestigiar.