Lideranças municipalistas chegam à sede da CNM para grande mobilização

Prefeitos, vereadores e gestores municipais já começam a movimentar a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta terça-feira, 18 de outubro. São esperados cerca de 500 participantes, que, em uma grande Mobilização Municipalista, reivindicam o pedido de urgência na promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015 e o avanço de matéria que prevê a ampliação em 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) aos cofres públicos municipais.

Com pouco mais de 2.100 habitantes, o Município de Monte Santo do Tocantins (TO) foi representado pela prefeita, Nezita Martins Neta. Ela reforça que os Municípios pequenos esperam respostas para favorecer a administração local. “Um dos principais gargalos dos Municípios pequenos é a geração de emprego. Se correr risco da renda cair, o desemprego vai aumentar. Então a gente fica apreensivo, estamos em massa aqui para tentar melhorar isso”, completou.

O vereador de Lindoeste (PR), Douglas Henrique Souza, parabenizou a CNM pela reunião de gestores municipais para mobilizar os parlamentares na reta final do Congresso Nacional. “Nós temos que continuar a trabalhar unidos. Essa união é fundamental. No nosso Município estamos unidos trabalhando em prol dos desenvolvimento da cidade. Muitas vezes temos que deixar as diferenças políticas de lado para pensar num bem maior do Município, do Estado e do país”, disse.

Com grandes expectativas, a representante do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) no Paraná e a prefeita de Astorga, Suzie Pucillo, reforçou esperar que seja um dia de grandes avanços e conquistas. “É o momento final de mandato, início de outro mandato, mas as pessoas que assumem o compromisso tem que fazer valer até o último dia a sua posição, o seu mandato e a sua responsabilidade e compromisso com os Municípios”, completou.

Na programação da Mobilização Municipalista, os gestores se reúnem para alinhamento da pauta e aprovação de carta a ser entregue aos candidatos à presidência, além de participar de encontro com deputados e senadores para buscar avanço das pautas. No período da tarde, caminham para o Congresso Nacional para reunião com lideranças políticas, ações em gabinetes e comissões e alinhamento no auditório Auditório Freitas Nobre.

 

Por: Lívia Villela
Foto: Ruy Afonso / Agência CNM
Fonte: Agência CNM de Notícias