Encontro foi uma iniciativa da AMM, juntamente com o Sebrae e a Prefeitura de Valadares.
Aconteceu dia 17/05, terça-feira, o “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”. O evento que teve por objetivo criar estratégias para o desenvolvimento local, bem como qualificar gestores, servidores públicos, profissionais da iniciativa privada e do terceiro setor e, consequentemente, gerar mais empregos e renda para a população. O Presidente da ASSOLESTE, Romilson Alves, juntamente com o Prefeito Dr. Lucas Donadia, de Itabirinha, vários outros líderes e a equipe da Secretaria Executiva da ASSOLESTE, estiveram presentes no encontro.
O evento teve palestras com temas distintos, porém com um objetivo em comum: desenvolvimento. A primeira palestra foi com o tema: “Acelera GV: Plano de desenvolvimento integrado de Governador Valadares” ministrado por Beatriz Pereira, Secretária de Desenvolvimento e Inovação de Governador Valadares. O segundo tema palestrado foi: “Oportunidades e desafios do desenvolvimento econômico: Uma visão para a região do Vale do Rio Doce” apresentado por Felipe Brandão, Gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do SEBRAE Minas. O terceiro e último tema foi “Estratégias para o Desenvolvimento Regional” apresentado por João Romero, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Cedeplar-UFMG.
O encontro, que foi uma iniciativa da AMM (Associação Mineira dos Municípios) em parceria com o Sebrae e que contou com o apoio da Prefeitura de Valadares e várias associações dos municípios, inclusive a Assoleste, faz parte da nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais. A AMM nos municípios chegou à sua 5ª edição e foi realizada entre 8h e 13h30, no auditório do Colégio Genoma, que fica na rua Benjamin Constant, 357, Centro, Governador Valadares.
O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio feito em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. E conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG).
Através dele, já foram promovidas dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. E, também, o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webinários, inclusive um com a ASSOLESTE, que debateram o empreendedorismo nos municípios das regiões do Sebrae em Minas Gerais. E não para por aí: desde 2020, foram oferecidos cursos e mentorias, que capacitaram milhares de servidores públicos em todo o Estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.


